Pular para o conteúdo
Brasil

Entenda como a ‘viagem’ da fumaça provocada pelas queimadas no Pantanal pode prejudicar outras regiões do país

O Pantanal é, até o momento, o bioma com maior crescimento no número de focos de incêndio registrados pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Os registros aumentaram 219% de janeiro à primeira quinzena de setembro, quando comparado com o mesmo período do ano passado. Na Amazônia o crescimento foi de 86% e no Cerrado […]
Arquivo -

O Pantanal é, até o momento, o bioma com maior crescimento no número de focos de incêndio registrados pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Os registros aumentaram 219% de janeiro à primeira quinzena de setembro, quando comparado com o mesmo período do ano passado. Na o crescimento foi de 86% e no Cerrado 9,21%.

As partículas geradas pelos incêndios são mais visíveis em regiões próximas ao foco, mas a fumaça pode atingir diversas partes do país. Como consequência, esses locais podem registrar coloração diferente no céu – alaranjado ou preto – e até chuva em tons escuros.

Somado à poluição das queimadas, o meteorologista do Inmet Francisco de Assis, afirma que a poluição causada pelos automóveis e fábricas, além da poeira em suspensão contribuiu para o “céu preto” em regiões que há meses não veem chuva.

A fumaça é carregada por meio dos ventos, principalmente no , quando as massas de ar costumam levar umidade às regiões sul e sudeste, conforme explica o professor do Departamento de Ciências Ambientais da Unifesp (Universidade Federal de ), Nilton Évora do Rosário.

Segundo ele, o fenômeno de transportar as massas de ar é conhecido como “rios voadores” e leva o que existe na atmosfera. Apesar de ser depositada ao longo do tempo, a fumaça do Pantanal e do Cerrado pode chegar até a África e o Atlântico Sul, segundo o doutor em física atmosférica Paulo Artaxo.

A “viagem” por milhares de quilômetros já aconteceu com os incêndios na Califórnia, Estados Unidos, quando a fumaça de lá foi detectada na , afirma Artaxo.

Chuva preta

Quando a fumaça dos incêndios encontra nuvens que estão associadas a frentes frias, pode ocorrer a chamada chuva preta.

“Outra situação que pode causar a chuva preta é quando as gotas das nuvens se formam no meio da poluição, e envolvem as partículas que compõem a fumaça. Com isso, a chuva associada a essas nuvens terá, em sua composição, a fuligem oriunda das queimadas”, explica Rosário.

Segundo dados do Metsul, existe a possibilidade de chuva preta em São Paulo nos próximos dias. O Climatempo também não descartou a possibilidade de “repetição do fenômeno da chuva preta, dependendo da quantidade de fumaça”.

Para especialistas, a chuva preta pode ser considerada uma forma de alívio em meio ao cenário das queimadas. “Ela é consequência de um processo importante de limpeza da atmosfera”, diz Rosário.

(Com informações da BBC Brasil)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Abertas inscrições para seleção de administrativos da educação em Corumbá

Zelensky propõe novo encontro sobre cessar-fogo e troca de presos com Rússia

Motorista é preso após acidente com quatro carros no Coophavila

Mirassol atropela o Santos em noite pouco inspirada de Neymar e falhas críticas de marcação

Notícias mais lidas agora

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Flávio Bolsonaro pede a Trump suspensão das tarifas, mas apaga post em seguida

Terminam na segunda inscrições para cursinho pré-vestibular da UFMS

Últimas Notícias

Cotidiano

Domingo amanhece gelado, mas temperaturas devem subir durante o dia em Mato Grosso do Sul  

Em Campo Grande, são previstas mínimas entre 17-19°C e máximas entre 28-30°C

Trânsito

Motociclista morre em acidente na Avenida Ceará, em Campo Grande

Bombeiros, Samu e polícia estiveram no local

Loterias

Mega-Sena acumula, mas 60 sul-mato-grossenses acertam quadra

Próximo sorteio será de R$ 33 milhões

Esportes

Ginástica rítmica: Brasil leva ouro inédito na Copa do Mundo, em Milão

Conjunto foi o melhor na disputa geral, com soma de notas em 2 séries