Pular para o conteúdo
Brasil

Em votação unânime, Supremo manda governo divulgar dados integrais da pandemia

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram, por unanimidade, que o governo federal deve divulgar diariamente os dados epidemiológicos integrais sobre a covid-19 nos moldes iniciais adotados pelo Ministério da Saúde. Em junho, a pasta passou a restringir as informações na página online que mantém para comunicar a evolução da doença, mas voltou atrás […]
Arquivo -
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram, por unanimidade, que o governo federal deve divulgar diariamente os dados epidemiológicos integrais sobre a covid-19 nos moldes iniciais adotados pelo Ministério da Saúde. Em junho, a pasta passou a restringir as informações na página online que mantém para comunicar a evolução da doença, mas voltou atrás após liminar do ministro Alexandre de Moraes.

A votação foi feita no plenário virtual da Corte, ferramenta digital que permite aos magistrados analisarem processos sem a necessidade de reunião física ou por videoconferência, e chegou ao fim na última sexta-feira, 20. Os ministros julgaram pedidos enviados por bancadas de oposição ao governo cobrando na divulgação dos dados do novo coronavírus.

Na ocasião, parlamentares da , e PSOL entraram com ações exigindo o detalhamento dos números de casos, óbitos e pacientes recuperados. As siglas argumentavam que o governo tentava privar o acesso da população aos dados sobre a pandemia ‘justamente no momento em que se registram seguidos recordes diários de confirmação de óbitos’.

O relator, Alexandre de Moraes, abriu os votos e se manifestou novamente pela concessão dos pedidos. Para o ministro, o fornecimento de todas as informações necessárias para o planejamento e combate à pandemia é obrigação do governo.

“A Constituição consagrou expressamente o princípio da publicidade como um dos vetores imprescindíveis à Administração Pública, conferindo-lhe absoluta prioridade na gestão administrativa e garantindo pleno acesso às informações a toda a Sociedade”, observou o ministro em seu voto. “A presente hipótese não caracteriza qualquer excepcionalidade às necessárias publicidade e transparência”, completou.

Ainda segundo Moraes, as alterações feitas pelo Ministério da Saúde no formato e conteúdo da divulgação dos dados relacionados à pandemia ‘obscurecem’ dados epidemiológicos que vinham sendo usados em análises e projeções comparativas para ajudar as autoridades no desenho de políticas públicas e para permitir a população ‘o pleno conhecimento da situação de pandemia’.

Nos termos da decisão, o governo federal fica obrigado a divulgar os dados ‘exatamente conforme realizado até o último dia 04 de junho de 2020′. A decisão se estende ainda ao governo do que, em agosto, também mudou a metodologia de contabilidade dos casos e óbitos e agora deve retornar ao modelo anterior dos boletins.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mulher invade condomínio fechado e furta objetos de 7 veículos em MS

Como concorrer: no Show de Jorge e Matheus, sua foto no portal 3D do Midiamax pode render brindes

Ala do União Brasil na Câmara rejeita Juscelino como líder por ‘constrangimento’

Governo Trump começará a vender visto de residência ‘gold card’ por US$ 5 mi na semana que vem

Notícias mais lidas agora

Monteiro acata denúncia de ‘amigos’ de Razuk e suspende no TCE-MS licitação da loteria estadual

ffms réus

Justiça valida destituição de Cezário e enterra tentativa de voltar ao cargo ‘no tapetão’

Empresa com R$ 44,6 milhões em contratos com o Detran-MS é multada por fraude em licitação

Homem cai em golpe após enviar mensagens para suposta adolescente em MS

Últimas Notícias

Brasil

Avião com 96 brasileiros deportados dos EUA chega ao Brasil

Um homem com mandado de prisão em aberto, foi preso pela Polícia Federal

Cotidiano

Ouvidoria do Detran recebeu 566 manifestações pelo canal FalaBR

Dados são referentes às solicitações registradas em 2024

Polícia

Hacker diz que Emei usava senha ‘fraca’ e baixou dados de alunos referentes a 25 anos

Jovem de 18 anos divulgou nas redes sociais como invadiu o sistema e Prefeitura negou invasão

Brasil

Justiça concede habeas corpus para soltar PM preso por jogar homem da ponte em São Paulo

Policial foi preso em dezembro pela Corregedoria da PM e indiciado por tentativa de homicídio