O presidente Jair Bolsonaro disse ao mundo ter disponibilizado um de aproximadamente U$ 1.000,00 como medida para auxiliar a economia brasileira durante a pandemia do novo coronavírus.

Conforme publicado no portal Yahoo Notícias, a fala dita pelo presidente ocorreu na abertura da Assembleia Geral da ONU, nesta terça-feira (22), ele também afirmou que sua equipe econômica teria evitado “o mal maior”, em relação a economia do Brasil.

“Nosso governo, de forma arrojada, implementou várias medidas econômicas que evitaram o mal maior: Concedeu auxílio emergencial em parcelas que somam aproximadamente 1000 dólares para 65 milhões de pessoas, o maior programa de assistência aos mais pobres no Brasil e talvez um dos maiores do mundo”, disse.

Se usarmos a atual cotação do dólar, a fala de Bolsonaro se torna incompatível com a realidade, já que, atualmente, o valor R$ 600,00 pagos no auxílio nos primeiros meses da pandemia equivalem a cerca de U$ 110,00.

Se comparados as parcelas que serão pagas até o final do ano, de R$ 300,00, o valor equivale a U$ 55,00. Mesma com todas as parcelas somadas, o valor ainda não chegaria aos U$ 1.000,00 anunciados pelo presidente.