O presidente Jair Bolsonaro afirmou na noite deste domingo, 22, que a crise de emprego originada pela paralisação de boa parte da atividade econômica nos Estados é “muito pior do que o próprio coronavírus vem causando no Brasil e pode causar ainda”. “Mais importante que a economia é a vida. Mas nós não podemos extrapolar na dose. Com o aí, a catástrofe será maior”, declarou o presidente ao programa Domingo Espetacular, da Record TV.

Na entrevista, Bolsonaro chamou “parte” dos governadores de “verdadeiros exterminadores de emprego”, em uma crítica às medidas de restrição de movimento e fechamento de comércios tomada por alguns chefes de Executivos estaduais, como João Doria (PSDB-SP) e Wilson (PSC-RJ). E, dirigindo-se aos mesmos alvos, pediu: “Não exterminem empregos, senhores governadores, sejam responsáveis.”

Segundo o presidente, “a grande mídia” e governadores estão “de olho” na sua cadeira e querem tirá-lo do poder “de qualquer maneira”. “Se puder antecipar minha saída, eles farão isso daí. Mas da minha parte não terão oportunidade disso.”

Questionado sobre o que está fazendo para se prevenir contra casos de desabastecimento, Bolsonaro respondeu que o governo está se preparando ao comprar “equipamentos hospitalares” e “fazendo videoconferências, conversando”. Ele disse que teria ainda hoje, ao lado do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, videoconferências com prefeitos de 20 grandes cidades.

“Estamos fazendo o contato direto com os prefeitos porque é lá que o povo vive, e não na fantasia de alguns governadores”, acrescentou. Ele também afirmou que o trabalho do governo federal é “acalmar a população e evitar que o pânico chegue no meio da população”.

Logo no início da entrevista, Bolsonaro partiu para a ofensiva contra o governador de , João Doria (PSDB). “As pessoas que reclamam de mim, que não tomou (sic) providência, como por exemplo aí o senhor governador de São Paulo, têm que lembrar que no dia 23 de fevereiro ele estava na Sapucaí, no . (Dias depois) Ele estava no lançamento da CNN (Brasil) com 1.300 pessoas do seu lado.”

“Brevemente o povo saberá que foi enganado por esses governadores e por grande parte da mídia nessa questão do coronavírus”, afirmou Bolsonaro. “Espero que não venham me culpar lá na frente pela quantidade de milhões e milhões de desempregados na minha pessoa.”