Pular para o conteúdo
Brasil

Cresce número de familiares que cuidam de idosos no Brasil, revela pesquisa do IBGE

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta quinta-feira (4) uma pesquisa que revela que mais brasileiros tiveram que cuidar dos parentes idosos em 2019. O número de pessoas que passou cuidar de idosos de 60 anos ou mais saltou de 3,7 milhões em 2016 para 5,1 milhões em 2019. Conforme o balanço, […]
Arquivo -

O (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta quinta-feira (4) uma pesquisa que revela que mais brasileiros tiveram que cuidar dos parentes idosos em 2019. O número de pessoas que passou cuidar de idosos de 60 anos ou mais saltou de 3,7 milhões em 2016 para 5,1 milhões em 2019.

Conforme o balanço, a porcentagem de diferença foi de 10,5% dos 49,1 milhões de pessoas cuidadoras do ano passado. “Esses dados podem significar que menos pessoas estão tendo filhos, estão tendo filhos mais tarde ou têm maior acesso a creches. Também pode sinalizar o envelhecimento da população”, explica Alessandra Scalioni Brito, analista do instituto.

Cresce número de familiares que cuidam de idosos no Brasil, revela pesquisa do IBGEA pesquisa levou em consideração atividades como monitorar ou fazer companhia dentro do domicílio (83,4%), auxiliar nos cuidados pessoais (74,1%) e transportar ou acompanhar para escola, médico, exames, parque, praça, atividades sociais, culturais, esportivas ou religiosas (61,1%), são as principais atividades requeridas pelos idosos.

Em contrapartida, o levantamento apontou que reduziu a quantidade de pessoas cuidando de crianças até 5 anos. Entre 2018 e 2019, esse percentual teve queda de 1,5 pontos.

Nordeste e Norte são regiões com mais taxas de cuidadores da família

O balanço aponta que o percentual de pessoas que cuidam de idosos no total de pessoas que exercem cuidados é maior em estados do Nordeste, como Rio Grande do Norte (15,2%), primeiro no ranking nacional, Maranhão (12,3%), Ceará (11,9), Paraíba (11,7%), Piauí (11,3%), (11,3%) e da região Norte, como (11,5%) e Amazonas (11,4%). Outros destaques no Sudeste e Sul são o (12,3%) e o (10,7%), que concentram as maiores proporções de idosos na população.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Flamengo empata com o Ceará e mantém a liderança do Brasileiro de olho na Copa do Brasil

VÍDEO: Turistas flagram onça atacando jacaré em parque do Pantanal

Lula descarta desafiar EUA, mas diz que Brasil não é republiqueta

Motorista bate em carro estacionado e é preso tentando fugir a pé em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

VÍDEO: Manifestantes saem às ruas de MS por anistia e contra o STF

21º feminicídio em MS: Marido mata esposa na frente dos 5 filhos em Corumbá

MP quer firmar até setembro acordo com Patrola por dano ambiental de R$ 991 mil na MS-228

Datafolha: 61% se recusam a votar em candidato com promessa de anistiar Bolsonaro por 8/1

Últimas Notícias

Mundo

VÍDEO: Vulcão entra em erupção na Rússia após 450 anos

Evento ocorre após forte terremoto na semana passada

Esportes

Com reservas, Palmeiras empata com o Vitória e fica 4 pontos atrás de Flamengo e Cruzeiro

Empate coloca mais pressão sobre o time do técnico Abel Ferreira, para garantir vaga nas quartas de final da Copa do Brasil

Trânsito

Motociclista fica ferido em acidente no Tijuca, em Campo Grande

Corpo de Bombeiros e Samu estiveram no local

Mundo

Demissão de chefe de estatísticas do trabalho pode criar crise de credibilidade de dados nos EUA

Especialistas afirmam que a decisão representa um ataque sem precedentes à credibilidade dos dados econômicos americanos