Nesta sexta-feira (18), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), convidou os ex-presidentes da República para tomarem a Coronavac. De acordo com o governo de SP, todos os convidados são do grupo de risco devido à idade.

No plano de vacinação, que deve começar em 25 de janeiro, está prevista prioritariamente a imunização de pessoas com mais de 60 anos. Então, José Sarney (90 anos), Fernando Collor (71 anos), Fernando Henrique Cardoso (89 anos), Luiz Inácio Lula da Silva (75 anos), Dilma Rousseff (73 anos) e Michel Temer (80 anos) foram convidados para se imunizarem contra o coronavírus.

De acordo com a CNN Brasil, se a campanha de vacinação for aprovada, os presidentes devem receber as doses em dias separados. Assim, será organizada a imunização de acordo com a idade das pessoas.

Então, Sarney, Fernando Henrique Cardoso, Lula e Temer podem receber a primeira dose em 8 de fevereiro. Já Fernando Collor e Dilma Rousseff, por estarem nas casas dos 70, receberão a dose apenas em 15 de fevereiro.

Andamento da vacina

O Instituto Butantan havia informado que iria pedir o registro definitivo da Coronavac para a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A solicitação seria oficializada em 23 de dezembro. Então, a Agência definiu prazo de dez dias para analisar os pedidos emergenciais.

Assim, o Instituto anunciou na quinta-feira (17) que também deve apresentar o pedido de uso emergencial.