Pular para o conteúdo
Brasil

Corpo de João Alberto, morto no Carrefour, será enterrado hoje em Porto Alegre

Familiares e amigos acompanham na manhã deste sábado, 21, o velório de João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, homem negro que foi espancado e morto por segurança e policial em uma unidade do supermercado Carrefour no bairro Passo D’Areia, na zona norte de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, na noite de quinta-feira, […]
Arquivo -
Familiares e amigos acompanham na manhã deste sábado, 21, o velório de João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, homem negro que foi espancado e morto por segurança e policial em uma unidade do supermercado Carrefour no bairro Passo D’Areia, na zona norte de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, na noite de quinta-feira, 19, véspera do Dia da Consciência Negra. A cerimônia de despedida será no cemitério municipal São João, no bairro Higienópolis, também na zona norte da capital.

Segundo a administração do cemitério, o velório começou às 8h30, já o enterro está marcado para 11h30. Por enquanto não há muitas pessoas no local, apenas familiares e jornalistas.

A Polícia Civil do Estado investiga o crime. Um dos agressores era segurança do local e o outro, um policial militar temporário Os dois homens foram presos em flagrante.

Após colher os primeiros depoimentos, a delegada responsável pelo caso, Roberta Bertoldo, da 2ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa, recebeu, na tarde de sexta-feira, 20, os médicos legistas para elucidar as causas da morte de João Alberto. Durante as agressões, a vítima também foi imobilizada pelos vigias, com o joelho de um deles nas costas.

“O maior indicativo da necropsia é de que ele foi morto por asfixia, pois ele ficou no chão enquanto os dois seguranças pressionavam e comprimiam o corpo de João Alberto dificultando a respiração dele. Ele não conseguia mais fazer o movimento para respirar”, informou.

Ao ‘Estadão’, João Batista Rodrigues Freitas, de 65 anos, lamentou a morte de seu filho na sexta-feira. “Nós esperamos por Justiça. As únicas coisas que podemos esperar é por Deus e pela Justiça. Não há mais o que fazer. Meu filho não vai mais voltar”, disse.

À reportagem, o pai descreveu a vítima como um homem tranquilo. “Eles (Freitas e a esposa) frequentavam o mercado quase todos os dias. Ele até me incentivou a fazer um cartão do mercado.”

O de João Alberto gerou protestos em diversos locais do na sexta-feira. Manifestantes entraram em unidades do supermercado.

Na capital do Rio Grande do Sul, a manifestação começou no início da tarde, em frente à unidade onde aconteceu o crime. Com cartazes, bandeiras e faixas destacando que “vidas negras importam”, milhares de manifestantes exigiram Justiça pelo assassinato. A realização do ganhou adeptos nas e eclodiu em frente ao hipermercado. Cruzes e flores em homenagem a João Alberto também foram colocadas no local.

Em , manifestantes se concentraram no vão do Masp por volta das 16h. Cerca de duas horas depois, um grupo de mais de 600 pessoas iniciou uma caminhada em direção ao Carrefour da Pamplona. Todo o trajeto foi acompanhado pela polícia, que não interferiu em nenhum momento. Ao chegar no local, a manifestação concentrou-se na rua, mas não demorou para que avançasse ao estacionamento que fica em frente ao supermercado.

Uma pequena parte dos manifestantes pegou pedras dos vasos do estacionamento e arremessou contra os vidros do supermercado. O grupo de seguranças do Carrefour não resistiu à invasão – a própria Polícia Militar não interveio.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Tio e sobrinhos são rendidos e agredidos por falsos policiais na BR-163

Funsat Campo Grande

‘Emprega CG’ oferta 300 vagas aos moradores do Coophatrabalho

Atlas da Violência: MS ficou em segundo lugar em homicídios de jovens em 2023

Por R$ 1,4 mil, Mounjaro esgota e tem fila de espera em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Juiz diz que há indícios de corrupção em contrato de R$ 59 milhões com empresa do Sigo

Executado com 12 tiros no Tiradentes tinha mais de 20 passagens por roubo e associação criminosa 

CBF confirma: Carlo Ancelotti é o novo técnico da Seleção Brasileira

Após briga com ex-nora, Angélica posa com filhos e desabafa: ‘Sei dos desafios’

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

De Direito a Computação, TCE abre seleção para estágio remunerado em MS

As vagas abrangem nove cursos de graduação

Polícia

Morador é salvo de casa em chamas por policiais e civis

O homem estava no interior da residência, visivelmente desorientado e pedindo por socorro

Política

Vereadores convocam Santa Casa para audiência pública após suspensão de atendimentos

A audiência, que vai acontecer na quarta-feira (14), foi proposta pelo vereador André Salineiro (PL)

Mundo

É implausível que tarifas sobre a China caiam abaixo de 10%, diz secretário do Tesouro dos EUA

Agora há um processo em vigor para evitar a escalada da segunda maior potência global