Pular para o conteúdo
Brasil

Coronavírus: internet registra pico recorde de troca de dados, mas especialistas descartam apagão

O isolamento imposto pela ameaça do novo coronavírus causou um aumento dos picos de dados trocados por usuários nas últimas semanas, e especialistas observam recordes de utilização em redes domésticas – que costumavam ser mais ociosas -, de acordo com informações da Folha Press. Só no Estado de São Paulo, o pico de uso subiu 25% […]
Arquivo -

O isolamento imposto pela ameaça do novo coronavírus causou um aumento dos picos de dados trocados por usuários nas últimas semanas, e especialistas observam recordes de utilização em redes domésticas – que costumavam ser mais ociosas -, de acordo com informações da Folha Press.

Só no Estado de , o pico de uso subiu 25% em relação ao nível de três semanas atrás. Isso demonstra que as redes antes ociosas estão superutilizadas, segundo a reportagem.

As maiores operadoras do país liberaram conteúdos de TV e streaming e anunciaram bônus de dados no celular durante a . No entanto, André Rodrigues, da Abrint, associação brasileira de provedores, explicou à reportagem que serviços de streaming não ameaçam a rede, uma vez que grandes empresas como Netflix, Amazon e Google têm um sistema próprio e centralizado de troca de dados.

O problema está nos operadores que não se prepararam para um pico de demanda do tipo, que parecia improvável antes da epidemia, quando as pessoas não usavam a totalidade da banda contratada em seus pacotes de . Muitas pessoas estão usando seus aplicativos para fazerem videochamadas, por exemplo, que pesam na rede. O risco de colapso, entretanto, não é uma preocupação.

“O risco é a lentidão. A operadora faz estatísticas contando que ninguém vai pedir 200 mega ao mesmo tempo, mas se todo mundo pede, fica lento”, disse à Folha Tadeu Viana, diretor da Corning, fornecedora de fibra ótica.

Segundo ele, grande parte da população se conecta à internet por fios da TV a cabo. Nessas estruturas, é difícil escalar mais dados do que o projetado. Na fibra ótica, o remanejamento é possível por meio de roteadores.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Churrasco na Afonso Pena comemora Lei Magnitsky contra Moraes: ‘está só começando’

Motociclista invade preferencial e acaba atingida por carro na Avenida Mato Grosso

MC Livinho recebe alta da UTI, após perfurar pulmão em acidente de moto

bolsoaro ovando

‘Tirania togada’: deputado Luiz Ovando celebra sanções contra ministro do STF

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Artista de Três Lagoas é finalista em mostra nacional do Conselho Federal de Psicologia

Últimas Notícias

Brasil

Confira quais são os 694 produtos brasileiros que ficaram ‘livres’ do tarifaço de Trump

As determinações de Donald Trump se amparam em suposta ameaça a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos

Brasil

‘Inaceitável’: Lula critica tarifas de Trump e afirma que medida é afronta à soberania nacional

Para o governo brasileiro, a iniciativa representa uma tentativa de interferência indevida no Poder Judiciário

Le Blog Maria Antonia

O raro Rolex “Barbie” de Lionel Messi

O que Lionel Messi, o ator Mark Wahlberg e Mirka Federer, esposa do lendário tenista Roger Federer, têm em comum? Os três fazem parte de um seleto grupo que ostenta no pulso um dos relógios mais cobiçados (e enigmáticos) do mundo da alta relojoaria: o Rolex Cosmograph Daytona ref. 126538TRO, apelidado carinhosamente de “Barbie”. Essa … Continued

Trânsito

Colisão mata duas pessoas na MS-157, entre os distritos de Montese e Piraporã

Uma das vítimas chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos