Pular para o conteúdo
Brasil

Congresso deve ter equilíbrio entre partidos

Além de retomar a Casa Branca, os democratas foram às urnas com a esperança de reconquistar o Senado, hoje de maioria republicana, mas a expectativa diminuiu quando a apuração começou – o controle da Casa é importante para a governabilidade Por outro lado, o partido manteve sua maioria na Câmara dos Deputados. Projeção do jornal […]
Arquivo -

Além de retomar a , os democratas foram às urnas com a esperança de reconquistar o Senado, hoje de maioria republicana, mas a expectativa diminuiu quando a apuração começou – o controle da Casa é importante para a governabilidade Por outro lado, o partido manteve sua maioria na Câmara dos Deputados.

Projeção do jornal The New York Times apontava nesta quarta, 4, que os democratas tinham 47 senadores assegurados, exatamente o mesmo número de antes da eleição – na verdade, dois são independentes, mas votam com a bancada do partido. Já os republicanos aparecem com 48 garantidos, mas levam vantagem na disputa de consideradas em aberto. Há Estados que devem demorar mais tempo para apurar os votos, por causa da grande quantidade de cédulas enviadas pelo correio antecipadamente.

Dança das cadeiras

Entre as vagas mais disputadas, segundo as projeções, os democratas só conseguiram conquistar duas – uma no Colorado e outra no Arizona. Por sua vez, os republicanos tomaram o Alabama e reelegeram senadores em outros Estados, contrariando pesquisas que anteviam que o vínculo político com Trump poderia prejudicar quem estivesse na cédula ao lado dele.

Os republicanos mantiveram o controle em Kentucky, onde o líder do Senado, Mitch McConnell, venceu com facilidade. No Texas e em Montana, os republicanos também triunfaram. A maioria obtida pode criar embaraços para um governo democrata, em caso de vitória de . O Senado tem cem assentos e obter a maioria significa, na prática, conseguir manobrar a pauta e ter facilitada a indicação para cargos em tribunais e também no alto escalão do governo.

Câmara

Em contrapartida, os democratas mantiveram a maioria na Câmara dos Deputados. Dessa forma, Nancy Pelosi, uma das principais opositoras de Trump, deve continuar como presidente da Casa pelos próximos dois anos – período de mandato de um deputado americano.

A democrata Alexandria Ocasio-Cortez também foi reeleita. Integrante da ala mais progressista do partido, ela marcou o noticiário dos últimos dois anos com suas intervenções no Congresso e também com o manejo das redes sociais. Os democratas já fizeram 203 deputados. Os republicanos, 188. A maioria é formada por 213 deputados – e deve ser alcançada com o decorrer da apuração.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caio Castro assume namoro com ex-atriz da Globo; conheça ela

Suzano abre inscrições para curso gratuito com pagamento de bolsa-auxílio de R$ 1.400

Eduardo Bolsonaro anuncia que larga mandato para continuar nos EUA

VÍDEO: Jogadores vão à arquibancada brigar com a própria torcida no RJ

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

Motorista que morreu em acidente na BR-163 era advogado de 27 anos

atitude joao gomes no palco

VÍDEO: A atitude discreta que João Gomes teve no palco e pouca gente viu

Após denúncias, filho e sobrinho de subprefeito de  Sanga Puitã são presos presos com fuzil e pistola na fronteira

Últimas Notícias

Política

De mudança do PSDB, Riedel lembra conversas com Lula: ‘Nunca perguntou meu partido’

"Minha palavra é só de gratidão ao Governo Federal", disse governador durante assinatura de convênio

Cotidiano

Profissionais da educação protestam contra demissões em Sidrolândia

Manifestantes alegam que receberam aviso de demissões em massa na última semana, com término dos contratos previsto para quinta-feira (17)

Política

Federação União/PP mantém presidência em MS com Tereza e mira 3 federais em 2026

Enquanto comando nacional ficará sob liderança do União, em MS Progressista segue na 'chefia' do futuro partido federado

Polícia

Padrasto é preso em flagrante em Dourados por abuso sexual de enteadas

Delegada de plantão solicitou um exame do médico legista, que confirmou sinais recentes de abuso nas duas crianças