A Comissão Mista destinada a fiscalizar as ações da União durante a da realiza, nesta sexta-feira (18), reunião remota para apresentação e votação do relatório final.

Segundo o deputado Francisco Júnior (-GO), relator da comissão, o documento foi divido em seis áreas, com pareceres de sub-relatores apontando as principais deficiências nas medidas tomadas pelo governo federal e recomendando diversas ações para o pós-pandemia.

Para o relator, a preocupação no próximo ano deve ser principalmente com as questões sociais decorrentes da crise de saúde pública. “Estamos há vários meses trabalhando a mitigação dos efeitos da pandemia e há uma inquietação quanto aos resultados, o que vamos mostrar no relatório. De imediato, com a mortalidade pela doença e a ção. Mas, com o fim do , nossos olhos precisam se voltar para as consequências na população mais pobre e o comportamento da economia, que dependerá da atuação do governo e do próprio Congresso”, afirma Francisco Júnior.

Presidida pelo senador Confúcio Moura (MDB-RO), a comissão iniciou os seus trabalhos em abril e realizou 40 audiências públicas, em que foram ouvidos mais de 109 convidados, entre ministros, governadores e representantes de entidades sociais. Os trabalhos foram divididos por áreas, com as sub-relatorias de Saúde; de Economia; de Educação; de Cidadania; do Sistema Financeiro e Crédito; e de Fiscalização e Controle.