Marcelo Lopes da Ponte foi nomeado nesta segunda-feira (1º) como presidente do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), conforme publicação no DOU (Diário Oficial da União). Marcelo era chefe de gabinete do senador da República, Ciro Nogueira (PP-PI). O fundo tem orçamento de R$ 54 bilhões.

Nogueira é presidente do PP, um dos partidos do que passou a negociar cargos com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), em troca de apoio no Congresso, conforme informações do jornal O Globo.

O senador é réu no STF (Supremo Tribunal Federal) por e foi denunciado recentemente por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no âmbito da Lava-Jato. A denúncia ainda não foi analisada.

O PP também indicou uma pessoa para assumir a diretoria-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas e o PSD para a presidência da (Fundação Nacional da Saúde).

Bolsonaro admitiu na semana passada estar entregando cargos para indicados do Centrão e afirmou que as conversas com os partidos passam por possíveis alianças na eleição de 2022.