Pular para o conteúdo
Brasil

Câmara aprova sigilo sobre condição de pessoa com HIV e hepatites

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (21) projeto de lei que estabelece a preservação do sigilo sobre a condição de pessoa com o vírus da imunodeficiência humana (HIV), com os vírus das hepatites crônicas (HBV e HVC) ou, com hanseníase ou tuberculose. O texto teve origem no Senado, por onde passará novamente para nova […]
Arquivo -

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (21) que estabelece a preservação do sigilo sobre a condição de pessoa com o vírus da imunodeficiência humana (HIV), com os vírus das hepatites crônicas (HBV e HVC) ou, com hanseníase ou tuberculose. O texto teve origem no Senado, por onde passará novamente para nova apreciação, pois foi modificado pelos deputados.

“No , há cerca de 1 milhão de pessoas que vivem com HIV. Nós temos cerca de 73 mil novos casos por ano de tuberculose e 28 mil novos casos por ano de hanseníase. São pessoas que esperam ansiosas que o fato de ser diagnosticado não signifique a dessa situação, que não comprometa sua situação de trabalho, que não prejudique o trabalho dos profissionais de saúde”, argumentou o relator do texto, deputado Alexandre Padilha (PT-SP).

O texto proíbe a divulgação, seja por agentes públicos ou privados, de informações que permitam a identificação das pessoas com esses vírus ou doenças também no âmbito da administração pública, da segurança pública, de processos judiciais e da mídia escrita e audiovisual. O sigilo deverá ser mantido tanto em serviços de saúde quanto escolas e locais de trabalho.

O sigilo profissional somente poderá ser quebrado nos casos determinados por lei, por justa causa ou por autorização expressa da pessoa com o vírus. Se a pessoa for menor de idade, dependerá de autorização do responsável legal.

A proposta estabelece que o atendimento nos serviços de saúde, públicos ou privados, será organizado de forma a não permitir a identificação da condição da pessoa que vive com infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), vírus das hepatites crônicas (HBV e HVC), Hanseníase e Tuberculose pelo público em geral.

Em processos judiciais ou inquéritos que tenham como uma das partes pessoa com esses vírus ou doenças, os profissionais envolvidos devem tomar as medidas necessárias para garantir o sigilo dessa condição. Nas situações em que não for possível manter o sigilo em julgamento, o acesso ao local somente será permitido às partes diretamente interessadas e aos respectivos advogados.

Penalidades

O descumprimento da lei prevê punição com penas previstas na Lei de Proteção de Dados (Lei 13.709/18), como advertência e multa, e será obrigado a indenizar a vítima por danos materiais e morais.

As penas e a serão aplicadas em dobro se o sigilo for quebrado com a intenção de causar dano ou ofensa por parte de agentes que, por força de sua profissão ou do cargo que ocupam, estão obrigados a guardar essa informação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sargento envolvido em roubo de carga de drogas que acabou na morte de policial é excluído da PMMS

SAS Campo Grande

SAS convoca inscritos em seleção para cuidador e educador social

Após 30 anos de casa, Leandra Leal anuncia saída da TV Globo: ‘Nova fase’

Irmã flagra abuso contra cadela e homem acaba preso em MS

Notícias mais lidas agora

detran direitor

Ex-diretor do Detran-MS é absolvido por supostas contratações irregulares

Mais de uma década depois, juiz inocenta 11 em sentença da Coffee Break

Detran-MS reajusta contratos e pagará R$ 44,6 milhões à empresa investigada pela PF

Crianças e cavalos se unem em paixão por montaria e aulas viram desfile à parte na Expogrande

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Ataque de sucuri a homem viraliza: cobra morde e até urina no rapaz ao ser incomodada

Inteligência artificial ou cena real? Vídeo de homem "lutando" contra sucuri tem gerado debate na internet

Cotidiano

Vai viajar? BR-163 tem sete trechos interditados nesta sexta

Além disso, 11 locais operam em sistema pare e siga, mas todos os trechos estão sinalizados

Brasil

BNDES aprova crédito de R$ 20 milhões para empresa que abastece o SUS

Scitech é a principal fornecedora de stents farmacológicos

Sem Categoria

Cesta básica em Dourados subiu mais de 4%, aponta levantamento feito em 12 supermercados

Produtos também apresentam variação de até 238,60% de um estabelecimento para outro