Brasil tem primeiro registro de covid-19 em animal no Mato Grosso
O Brasil tem oficialmente o primeiro caso de coronavírus em animais. Uma gata de estimação que vive com a tutora em Cuiabá, no Mato Grosso, teve o resultado positivo para a doença. As informações são do G1. O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá confirmou, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Brasil tem oficialmente o primeiro caso de coronavírus em animais. Uma gata de estimação que vive com a tutora em Cuiabá, no Mato Grosso, teve o resultado positivo para a doença. As informações são do G1.
O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá confirmou, nesta segunda-feira (19), que este foi o primeiro caso documentado no país.
O animal testou positivo pelo exame molecular de PCR, feito na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Segundo a pesquisadora, Valéria Dutra, professora da Faculdade de Medicina Veterinária da universidade, a gata não tem sintomas do coronavírus.
Apesar de ser veterinária, Valéria foi convocada para testar pessoas no Hospital Universitário Julio Müller, na capital, porque ela faz parte de um grupo de estudos em testes de PCR.
Ela conta que tinha o hábito de perguntar às pessoas com Covid-19 que ela atendia, se tinham animais domésticos e se aceitavam que eles fossem testados.
Os donos da gata que teve a confirmação da doença também estavam com coronavírus e tinham alta carga viral.
Segundo a veterinária, a gata foi infectada porque teve contato com os donos durante o período de isolamento deles.
O animal pertence a um casal com um filho pequeno. Todos foram infectados em uma festa de família, em setembro. Os pais adoeceram, mas a criança ficou assintomática, assim como o animal. As amostras colhidas foram ainda enviadas para Universidade Federal do Paraná, onde há sorologia para pets, e também para um laboratório em Minas Gerais.
Valéria e os outros pesquisadores aguardam os resultados dos exames que foram feitos nos dois estados. A secretaria de Cuiabá informou, ainda, que o caso está sendo investigado pela Unidade de Vigilância de Zoonoses do município.
A gestora do CIEVS, Moema Blatt, orienta os doentes em isolamento domiciliar a manterem distância de gatos, pois eles podem ser vítimas, ainda que praticamente assintomáticos. Estudos ainda estão sendo feitos para confirmar se os animais transmitem o vírus para o ser humano.
Notícias mais lidas agora
- Gaeco e Bope cumprem ao menos 9 mandados de prisão contra organização criminosa em Campo Grande
- Bombeira Laika encontra corpo de idoso que desapareceu em Campo Grande no domingo
- Idoso tem dedo mutilado ao ser atacado por mulher com enxada na Vila Anahy
- Alerta de afogamentos continua: 10 já morreram em MS nas primeiras duas semanas de 2025
Últimas Notícias
Advogado de Dourados é condenado por apropriação indevida de R$ 11 mil de cliente
Magistrados da 3ª Câmara Criminal do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) condenaram um advogado que atua em Dourados. Contra ele existe uma acusação por apropriação indevida de R$ 11 mil que deveria ser repassado a um cliente. De acordo com o processo instaurado pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do…
‘Snow II’: Advogados e policiais integravam organização que monitorava cargas de drogas
Um homem foi preso em flagrante com arma de fogo na região do bairro Caiobá
Obrigada a dormir para fora, Joselma acorda enfurecida e rejeita conversa com brothers: ‘sustenta o c*’
“Só esperando pra dar a volta por cima. A vida é roda gigante”, disse Joselma em conversa com o genro
Advogado de cantor sertanejo famoso retorna como nº 2 da Agereg
Otávio Gomes Figueiró volta para o cargo de diretor-executivo da agência
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.