Pular para o conteúdo
Brasil

Brasil supera EUA em mortes de covid por 100 mil habitantes

Desde a metade de junho, o Brasil tem ocupado o segundo lugar em número de mortes absolutas pela covid-19, atrás apenas dos Estados Unidos. Nesta quarta-feira, 26, o País superou os norte-americanos em outro recorte estatístico: o número de mortes causadas pelo novo coronavírus por 100 mil habitantes. De acordo com os números da Johns […]
Arquivo -

Desde a metade de junho, o Brasil tem ocupado o segundo lugar em número de mortes absolutas pela , atrás apenas dos Estados Unidos. Nesta quarta-feira, 26, o País superou os norte-americanos em outro recorte estatístico: o número de mortes causadas pelo novo por 100 mil habitantes. De acordo com os números da Johns Hopkins University, referência mundial no estudo da , o Brasil apresenta 55,05 mortes e os Estados Unidos, 54,18. O Brasil ocupa o 10º lugar no ranking.

No estudo que aponta a relação dos óbitos e a população de cada país, o ranking da universidade norte-americana aponta San Marino na liderança com 124,32 mortes a cada 100 mil habitantes. Em seguida vem a Bélgica (87,51), Peru (86,48), Andorra (68,83) e Reino Unido (62,44). Depois de superar os Estados Unidos, o Brasil está próximo dos números da Suécia (57,08) e Itália (58,65).

Marcio Bittencourt, médico da Clínica de Epidemiologia do Hospital Universitário da USP, afirma que os números são significativos. “Os dados mostram que estamos progredindo mais rápido que os Estados Unidos no momento, mesmo com o ajuste populacional”, opina.

O especialista destaca, no entanto, que a comparação por índice populacional traz maior assertividade quando feita no final da pandemia. “É uma comparação limitada quando feita durante a progressão do surto. O índice por população somente é útil para a comparação de índices estáveis, como mortes por doenças crônicas. No caso de doenças agudas, ele só permite uma comparação adequada após o término da pandemia”, avalia.

O epidemiologista da USP Paulo Lotufo explica que a comparação com outros países tem de ser feita com cautela por causa dos momentos diferentes que cada um atravessa no enfrentamento da pandemia. Enquanto na Europa as curvas apontam para uma queda significativa do número de casos e mortes, o Brasil ainda enfrenta uma situação difícil, com média de cerca de mil mortes registradas por dia. “Bélgica, Itália e Suécia já retornaram à normalidade. Por outro lado, Brasil, Índia, EUA e México têm movimento ascendente de mortes”, exemplifica. “Por isso, não dá para comparar”, conclui.

Na semana passada, a pandemia parecia dar os primeiros indícios de desaceleração no Brasil. De acordo com dados do centro de controle de epidemias do Imperial College London, a taxa de contágio (Rt) no País foi de 0,98, número que indica para quantas pessoas um paciente infectado consegue transmitir o novo coronavírus. O dado significa que 100 pessoas contaminadas contagiam outras 98 que, por sua vez, passam a doença para outras 96 e assim sucessivamente. Nesta semana, no entanto, o índice voltou para 1, o que indica que o momento de desaceleração não se manteve por duas semanas seguidas.

Conforme os dados do consórcio de veículos de imprensa formado por EstadãoG1, O Globo, Extra, Folha e UOL, o Brasil registrou 1.215 mortes pela covid-19 em 24 horas, chegando ao total de 116.666 óbitos na noite desta terça-feira. Com isso, a média móvel de novas mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 950 óbitos, uma variação de -3% em relação aos dados registrados em 14 dias.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

China afirma ter encontrado urânio em maior profundidade já registrada no mundo

Reino Unido impõe novas sanções contra petróleo da Rússia para enfraquecer esforço de guerra

motoboy ifood entregador

Atenção, entregadores: iFood distribui R$ 10 milhões para projetos sociais

bolsonaro

Com medo, Bolsonaro cancela entrevista que seria transmitida ao vivo nas redes sociais

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Assassino que matou ex-amante da mulher no Coophavila estava foragido por tráfico

Carolina Dieckmann mostra últimos dias de Preta Gil: ‘Como você lutou…’

Hit da internet, ‘morango do amor’ já tem mesma correria que a Páscoa, relatam confeiteiras

Últimas Notícias

Sem Categoria

VÍDEO: Dupla é baleada com mais de 15 tiros por criminosos na Nhanhá

Criminosos estavam em um Gol e efetuaram diversos disparos contra dois homens no fim da manhã desta segunda-feira (21)

Política

Deputado de MS quer zerar imposto de arma de fogo para famílias baixa renda

Marcos Pollon é fundador do ProArmas, um site de venda de cursos e itens ligados às armas de fogo

MidiaMAIS

Três anos após novela, Almir Sater reaparece no Pantanal descalço ao lado da esposa

Dá pra acreditar que já faz todo esse tempo que passou “Pantanal”? Último registro divulgado do casal na fazenda foi na época da novela

Cotidiano

Para conclusão de reforma, CRAS Vila Gaúcha atenderá no CC Tijuca II em Campo Grande

O novo prédio do Cras funcionará na Rua Beira Mar, 1.186, Coophavila II