Pular para o conteúdo
Brasil

Brasil mantém meta de zerar desmatamento ilegal na Amazônia até 2030, diz Salles

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse nesta terça-feira, 4, que mudança no Plano Plurianual (PPA) de 2020 a 2023 não acaba com meta do Brasil de zerar o desmatamento ilegal na Amazônia até 2030. O compromisso foi firmado pelo Acordo de Paris. A manifestação de Salles foi feita em entrevista à imprensa, após […]
Arquivo -
Foto: Daniel Beltra/Greenpeace
Foto: Daniel Beltra/Greenpeace

O ministro do , , disse nesta terça-feira, 4, que mudança no Plano Plurianual (PPA) de 2020 a 2023 não acaba com meta do Brasil de zerar o ilegal na Amazônia até 2030. O compromisso foi firmado pelo Acordo de Paris.

A manifestação de Salles foi feita em entrevista à imprensa, após o Estadãoo revelar que o Meio Ambiente pede para ser desconsiderado o objetivo de reduzir desmatamentos e queimadas ilegais em 90% em todos os biomas do País, previsto no PPA. Em troca, a pasta deseja comprometer-se a conservar 390 mil hectares de floresta nativa na Amazônia, área menor do que 0,1% da Amazônia Legal.

Salles afirmou que a mudança no plano tem como objetivo traçar uma estratégia “ano a ano” para conseguir zerar o desmatamento na Amazônia até 2030. “Essa sugestão foi discutida com o Ministério da Economia, inclusive numa reunião virtual na semana passada. E ficou o consenso de que essa forma de fazer o atingimento da meta, através de passos concretos, é a maneira mais adequada”, disse o ministro.

Como mostrou o Estadão, a área técnica da Economia reconheceu que a meta pode ser alterada, mas considerou a alternativa apresentada por Salles insuficiente. “Tem-se que a meta proposta para o combate ao desmatamento e incêndio florestal no País objetiva proteger 0,07% da cobertura florestal amazônica com um projeto piloto de pagamento de serviços ambientais da floresta. Dessa maneira, acreditamos que o Programa Floresta+ é relevante, porém insuficiente”, afirma o documento da equipe econômica. O programa citado foi lançado recentemente e ainda está em fase embrionária.

Salles não explicou se o acordo com a Economia é para acatar a meta de conservar 390 mil hectares na Amazônia, ou se a sugestão será ampliada, como recomendou a equipe de Paulo Guedes. A meta de quatro anos proposta pelo ministro corresponde a aproximadamente um terço do que foi desmatado no bioma amazônico no período de julho de 2018 a agosto de 2019. Neste intervalo, a destruição total da floresta chegou a 1 milhão de hectares, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A nova proposta ainda acaba com metas para os demais biomas brasileiros. O PPA foi aprovado em dezembro passado pelo Congresso e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, que não vetou a meta questionada pelo Meio Ambiente. O plano serve para balizar a elaboração do Orçamento da União.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Trump parabeniza trabalho de Milei na Argentina, e Bessent reforça apoio nas eleições

Local onde Kelvy foi assassinado no Monte Castelo (Foto: Reprodução)

Réu é condenado a 6 anos e 8 meses de prisão por homicídio em Campo Grande em 2021

Empresa de alimentos tem 268 vagas abertas em diversas áreas para quatro cidades de MS

PF cumpre busca e apreensão contra deputado federal do União Brasil em embarque no aeroporto

Notícias mais lidas agora

Após denúncia no Conselho Nacional, MPMS suspende locação milionária de 750 iPhones

‘Iria mexer com a rotina da cidade’: professor da Maria Constança revela sonho para o vôlei após Supercopa

tce-ms licitação

Em meio à briga judicial e após suspensão, TCE-MS confirma data da prova de concurso

Cras São Conrado recebe palestra gratuita sobre educação financeira e prevenção de golpes

Últimas Notícias

MidiaMAIS

‘Já curou câncer e diabetes’, afirma Varão do Bolo sobre doces de pote vendidos em Campo Grande

Enquanto vende bolos de pote, Gabriel Henrique aproveita para pregar a palavra de Deus aos clientes

Cotidiano

Está em busca de casa própria? Agehab promove 3º Feirão MS Moradia a partir desta quinta

Feirão acontece no Shopping Norte Sul Plaza, com atendimento gratuito

Polícia

Estagiária da Justiça de Naviraí é alvo de ação após vazamento de informações sobre operação contra o PCC

Vazamento teria iniciado à partir de estagiária, que falou sobre a operação para a irmã advogada que, por sua vez, alertou o irmão e este avisou membros em grupo de mensagens

Política

Vereadores aprovam programa ‘Banco Vermelho’ em Campo Grande

Iniciativa transforma um simples banco em um memorial público em homenagem às mulheres vítimas de feminicídio