O Corpo de Bombeiros de anunciou que o que ocorria na Chapada dos Veadeiros e na Área de Proteção Ambiental Pouso Alto está extinto após 16 dias de trabalho. O anuncio foi feito neste domingo (11).

De acordo com os bombeiros, as chamas destruíram 75.455 hectares, sendo 24.198 do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – valor que corresponde a 10,06% da área total do parque – e 51.257ha na APA Pouso Alto, o que corresponde 6,08% da Unidade de Conservação.

O ministro do Mio Ambiente, , já havia feito uma postagem em seu twitter informando o fim do incêndio, “acabou o incêndio na Chapada dos Veadeiros!”, publicou. Salles chegou a sobrevoar a área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros para verificar o trabalho de combate aos incêndios na região.

Durante os 16 dias de trabalho de combate aos incêndiincendioos, participaram profissionais do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), CBMGO (Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás), Ibama/Prevfogo (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e brigadistas voluntários da Rede Contra Fogo e da Brivac (Brigada Voluntária Ambiental de Cavalcante).

 

Ver essa foto no Instagram

 

CHAPADA DOS VEADEIROS ‍ Após 16 dias de trabalho, está extinto o incêndio na Chapada dos Veadeiros e na Área de Proteção Ambiental Pouso Alto. As ações de combate durante o período noturno e o aumento de precipitações hídricas na região do Parque Nacional controlaram os focos de incêndio. A área atingida foi de 75.455 hectares, destes 24.198 ha no interior do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, o que corresponde a 10,06% de sua área total, e 51.257ha na APA Pouso Alto, o que corresponde 6,08% da Unidade de Conservação. Foram empenhados ao longo deste período cerca de 250 profissionais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA/PREVFOGO) e Brigadistas Voluntários da Rede Contra Fogo e da Brigada Voluntária Ambiental de Cavalcante (BRIVAC), com o apoio de cinco aviões, um helicóptero e 30 veículos. Agradecemos a todas as instituições, a sociedade civil organizada, empresariado local e demais envolvidos que de maneira direta ou indireta contribuíram para a minimização dos danos materiais e ambientais ao longo dessas mais de duas semanas de trabalho e ao consequente sucesso das ações de combates. Contamos também com o apoio da Polícia Militar do Estado de Goiás, da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), SOCIPARQUES, Conecta Telecom, Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (GOINFRA), Associação Veadeiros, Agropecuária Nova Era, Prefeitura Municipal de Alto Paraíso e Prefeitura Municipal de Cavalcante. Em caso de emergência, ligue 1️⃣9️⃣3️⃣ #cbmgo #bombeiros #bombeirosgoias #governodegoias

Uma publicação compartilhada por Bombeiros Goiás (@cbmgo) em