O decreto federal que previa estudos para possíveis privatizações do SUS (Sistema Único de Saúde) foi revogado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), na tarde desta quarta-feira (28). O presidente falou sobre o assunto em postagem nas redes sociais.

Na postagem, Bolsonaro fala em decreto “já revogado”. Até o horário da publicação, no entanto, a anulação do documento ainda não tinha sido publicada no “”. Segundo a Secretaria-Geral da Presidência da República, a divulgação ocorrerá ainda nesta quarta.

No decreto, Bolsonaro autorizava o Ministério da Economia a realizar estudos sobre a inclusão das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dentro do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República (PPI).

“Temos atualmente mais de 4.000 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 168 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) inacabadas. Faltam recursos financeiros para conclusão das obras, aquisição de equipamentos e contratação de pessoal”, diz Bolsonaro na postagem.

“O espírito do Decreto 10.530, já revogado, visava o dessas obras, bem como permitir aos usuários buscar a rede privada com despesas pagas pela União”, prossegue.

– O SUS e sua falsa .

– Temos atualmente mais de 4.000 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 168 Unidades de…

Publicado por Jair Messias Bolsonaro em Quarta-feira, 28 de outubro de 2020