O presidente Jair Bolsonaro publicou neste domingo, em sua conta no , uma imagem com uma publicação do presidente dos Estados Unidos, , também nesta rede social, na qual o americano afirma que o seu país vai passar a considerar grupos antifascismo como “organização terrorista”.

A publicação de Bolsonaro foi feita em associação a outra imagem, que contrasta a cobertura da CNN Brasil em relação à manifestação pró-governo ocorrida hoje em e a manifestação antigoverno feita agora à tarde, em São Paulo, por grupos antifascistas ligados a torcidas organizadas e movimentos sociais. Na imagem, a manifestação pró-governo, da qual participou Bolsonaro montado em um cavalo, é apresentada como “ato antidemocrático”, enquanto o crítico ao governo é chamado de “pró-democracia”.

Nos Estados Unidos, manifestantes antifascistas – conhecidos como Antifa – têm participado dos protestos que eclodiram com a morte do George Floyd, cujo foi cometido por um policial branco em Minneapolis, no Estado do Minnesota. Os atos acontecem em dezenas de cidades americanas, alguns com atos de vandalismo e confrontos com policiais.