Pular para o conteúdo
Brasil

Bolsonaro já admite apoio a aliados nas eleições

A indicação de Jair Bolsonaro de que pode se envolver nas eleições municipais marca uma mudança de comportamento em relação a declarações recentes do presidente. Em transmissão nas redes sociais, na quinta-feira, 24, ele disse que pode declarar voto e indiciou que já tem candidatos em três cidades – em São Paulo, Santos e Manaus […]
Arquivo -

A indicação de Jair Bolsonaro de que pode se envolver nas eleições municipais marca uma mudança de comportamento em relação a declarações recentes do presidente.

Em transmissão nas redes sociais, na quinta-feira, 24, ele disse que pode declarar voto e indiciou que já tem candidatos em três cidades – em São Paulo, Santos e -, apesar de não ter citado os nomes.

Quem não foi mencionado reclamou, mas o presidente já avisou que usará as próximas lives para falar de seus apadrinhados em outras cidades.

“Eu assumi o compromisso de não entrar em eleições municipais, se bem que a gente pode mudar de ideia também. Se chegar um ponto tal e eu achar que posso influenciar nas eleições nas três cidades, eu vou me manifestar porque acho que esse candidato nosso tem tudo para fazer um bom mandato para o bem de São Paulo, Santos ou de Manaus”, disse Bolsonaro na quinta, em transmissão ao vivo pelas redes sociais.

Na capital amazonense, o recado do presidente é direcionado ao coronel da reserva do Exército Alexandre Menezes Junior, pré-candidato a prefeito pelo Patriotas. Afilhado de casamento de Bolsonaro, de quem é amigo desde os tempos da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), ele espera o apoio do presidente para bater o ex-governador Amazonino Mendes (), que dirigiu o Estado da Amazonas por quatro vezes e lidera a corrida eleitoral na capital.

Coronel Menezes, por indicação do padrinho presidente, dirigiu a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) entre fevereiro de 2019 até junho deste ano, quando saiu para disputar as eleições.

O militar contou ao Estadão que Bolsonaro tem prestado uma espécie de consultoria a ele. “O presidente tem amplo conhecimento das eleições em Manaus. Ele passa orientações para ajudar na minha campanha, uma vez que nunca havia me candidatado a um cargo eletivo”, disse.

Em Santos, a campanha do ex-desembargador Ivan Sartori (PSD) comemorou a sinalização de Bolsonaro. Os dois se encontraram em Brasília na terça-feira passada. O encontro foi registrado e divulgado nas redes sociais com uma foto.

Sartori ficou conhecido por anular, em 2016, os julgamentos que haviam condenado 74 policiais pela morte de 111 presidiários no massacre do Carandiru. Foi nessa época que Bolsonaro, então deputado federal, se aproximou do ex-magistrado. Apesar dos contatos por telefone, o primeiro encontro pessoal só ocorreu nesta semana.

“Foi um começo. Ele fez foto e mencionou na live, o que já faz uma diferença. Mas não sei até onde ele vai (no apoio). Ele decide”, disse Sartori.

Em São Paulo, Bolsonaro já havia acenado com o apoio a Celso Russomanno (Republicanos) logo após a oficialização de sua candidatura, quando os dois se reuniram em Brasília.

O deputado aparece em primeiro lugar na pesquisa Ibope encomendada pela Associação Comercial de São Paulo, à frente do atual prefeito, Bruno Covas (PSDB). Na capital, o engajamento de Bolsonaro é visto como uma guerra pessoal dele contra o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), aliado de Covas.

‘Esquecidos’

Na live de quinta, Bolsonaro deixou de citar aliados como o prefeito do , Marcelo Crivella, do Republicanos, o mesmo partido de seus filhos, o senador e o vereador . Neste caso, a demora em se posicionar é estratégica. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro tornou o prefeito inelegível na quinta-feira passada. Crivella já anunciou que vai recorrer.

Outro que deixou de ser mencionado foi o deputado estadual de Minas Gerais Bruno Engler (PRTB), de 23 anos, pré-candidato a prefeito em Belo Horizonte. Fundador do Direita Minas, ele foi apoiado por Bolsonaro e seus filhos na eleição passada.

Para tranquilizar o aliado, Bolsonaro gravou um áudio, ao qual o Estadão teve acesso, dizendo que vai citá-lo na próxima transmissão. “A questão de BH. Eu não falei para não falar muitos municípios, tem mais também, mas BH sabe que eu tenho um carinho todo especial pelo Bruno, né? Então a gente anuncia na próxima quinta-feira, tá ok? Um abraço aí.”

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motociclista que morreu no Los Angeles tinha mandado de prisão em aberto no Piauí

Ator de Harry Potter, Stanislav Yanevski é submetido a cirurgia de emergência

Homem é preso após importunar duas adolescentes dentro de ônibus em Campo Grande

Protesto contra impunidade na fronteira com MS lembra três anos da morte de ex-prefeito

Notícias mais lidas agora

Ação de R$ 102 milhões: MP vai ao STJ por condenação de acusados da ‘Máfia do Câncer’

ônibus

VÍDEO: Vidro de ônibus estoura e assusta passageiros no Terminal Hércules Maymone

Risco sobre rodas: dos 21 acidentes com morte em Campo Grande, 19 envolveram motociclistas

IR 2025: como fica declaração de pessoa falecida?

Últimas Notícias

Famosos

Cissa Guimarães revela que ainda leva flores ao local em que filho morreu: ‘Toda semana’

No Conversa com Bial, Cissa Guimarães emocionou o público ao relatar que ainda retorna ao local que Rafael Mascarenhas morreu

Emprego e Concurso

IFMS abre 400 vagas em cursos gratuitos de idiomas em sete cidades de MS

As vagas são destinadas a estudantes e servidores do IFMS, além da comunidade em geral

MidiaMAIS

Duelo no Pantanal: touro enfrenta duas onças-pintadas e cena impressiona turistas no MT

Nas imagens, o touro aparece sozinho, avançando na trilha, até perceber a presença dos felinos à frente

Cotidiano

Com 29 mil diagnósticos, MS reforça luta por direitos no Congresso Autismo Sem Fronteira

O evento reuniu 1,3 mil pessoas para discutir os desafios e urgências de pessoas com autismo