As análises cadastrais do e do Cadastro Único ficarão suspensas pelos próximos 180 dias, conforme informação divulgada pelo nesta semana. A decisão da pasta visa evitar a aglomerações das pessoas e a exposição dos trabalhadores ao risco de contágio do novo coronavírus.

A prorrogação foi publicada no Diário Oficial da União da última segunda-feira (20). De acordo com a portaria, a decisão levou em conta a “necessidade de continuar evitando aglomerações de pessoas e de evitar que os integrantes de famílias beneficiárias do Bolsa Família, assim como os cidadãos que trabalham em unidades de cadastramento destas famílias, exponham-se à infecção pelo coronavírus ()”.

O Ministério da Cidadania também considerou que as análises do programa e do Cadastro Único nos municípios continua prejudicada por conta da suspensão das aulas. Além disso, a portaria citou unidades de saúde para atender os pacientes do coronavírus e o fechamento dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social).

Segundo a pasta, ficam suspensos processos como averiguação cadastral, revisão cadastral e a aplicação das ações de bloqueio, suspensão e cancelamento de benefícios financeiros, decorrentes do descumprimento das regras de gestão de benefícios do Bolsa Família.