Pular para o conteúdo
Brasil

Após taxa zero, Brasil deverá importar arroz dos EUA e Tailândia, afirma Tereza Cristina

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, revelou que a taxa zero para importação de arroz de países de fora do Mercosul deverá beneficiar principalmente os Estados Unidos e Tailândia, que deverão exportar o alimento aos brasileiros. A medida de retirar a taxação para importação de arroz de países de fora do Mercosul foi tomada nesta […]
Arquivo -

A ministra da Agricultura, , revelou que a taxa zero para importação de arroz de países de fora do Mercosul deverá beneficiar principalmente os Estados Unidos e Tailândia, que deverão exportar o alimento aos brasileiros.

A medida de retirar a taxação para importação de arroz de países de fora do Mercosul foi tomada nesta pelo governo brasileiro para tentar diminuir os preços recordes que o arroz está apresentando nas últimas semanas, segundo publicado no portal G1.

A isenção da tarifa de 10% para arroz em casca e 12% para beneficiado, vale para uma cota de 400 mil toneladas até o final de 2020. Este volume representa cerca de 35% das importações brasileiras totais projetadas pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) para o ano.

“Agora, é claro que o arroz demora um pouco para entrar. Ele vem basicamente dos Estados Unidos e Tailândia, que são os países que podem exportar porque é o mesmo tipo de arroz. Nós temos outros países produtores, mas é de outro tipo”, disse a Tereza Cristina, durante uma entrevista à Rádio Gaúcha.

As importações de arroz pelo Brasil de janeiro a agosto somaram 373,3 mil toneladas, número que representa uma queda de 26% ante o mesmo período do ano passado, segundo dados do governo federal. Um dos motivos seria o dólar forte frente ao real que acaba dificultando as compras externas.

Outro fator que também colaborou para alta no preço do produto foi a baixa nas aquisições no exterior, assim como a alta nas exportações. Tereza Cristina lembrou que o Brasil sempre importou arroz do Paraguai e do Uruguai e por conta do Mercosul, os negócios não possuíam tarifas. A ministra enfatizou que essas importações também costumam incomodar o setor produtivo, assim como a cota.

“Esse foi o primeiro ano que o produtor rural de arroz teve seus custos cobertos e uma margem de lucro. Trabalharam no vermelho muitos anos… Então foi muito difícil a tomada dessa decisão. A gente vem acompanhando isso há meses do arroz… mas a gente tem que olhar também o consumidor, a prateleira que não pode ficar vazia”, disse Tereza, em publicação no portal G1.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motociclista morre após colisão com caminhonete em avenida de Dourados

Academia da UFMS abre 500 vagas para musculação e 48 para pilates 

Associação Juliano Varela receberá renda de arremate de égua Princess Ren Lena

Homem que engravidou criança de 11 anos é preso em Mato Grosso do Sul

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Consórcio Guaicurus culpa passageira por acidente e contesta indenização: ‘De pé e sem cautela’

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

Troca de cartões do transporte público termina amanhã em Três Lagoas (PMTL, Divulgação)

Cartão do transporte coletivo de Três Lagos poderá ser trocado até este sábado

Últimas Notícias

Economia

Exportações de pneus aos EUA terão taxas de 25% e 50%, diz associação do setor

A indústria de pneus é mais uma que reclama de ter sido atingida pela elevação a 50%

Polícia

Homem é preso após perseguições e ameaças contra ex

Vítima procurou a delegacia para relatar os abusos

Economia

Dólar fecha em queda de 0,99%, a R$ 5,5456, em dia de payroll abaixo do esperado nos EUA

O dólar oscilou de R$ 5,6284 na máxima pela manhã

Emprego e Concurso

Candidatos reclamam e MEC prorroga prazo para pagamento da Prova Nacional Docente

Reclamação era de que boleto, que inicialmente vencia no dia 31 de julho, não era atualizado no sistema da PND. Agora, pagamento pode ser feito até dia 4, mesmo com boleto com data de vencimento em 31/07/2025