O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) teria interesse em saber de andamento de investigações da Polícia Federal especificamente as que envolvem seu filho Carlos Bolsonaro, vereador pelo Rio de Janeiro. A informação foi confirmada por fontes ligadas ao Planalto e ouvidas pela revista Veja.

Ao anunciar sua demissão, na manhã desta sexta-feira (23), o agora ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, afirmou que o presidente tentava interferir politicamente na gestão da Polícia Federal, que sempre foi uma entidade independente. Diretor-geral da PF, Maurício Valeixo, foi demitido pelo presidente no início do dia, em ato publicado no Diário Oficial da União.

Interlocutores afirmam que Bolsonaro tem interesse específico em um inquérito que tramita na PF e que apura participação de Carlos Bolsonaro em suposto esquema de ataques virtuais a autoridades e propagação de fake news.

O inquérito, que além de Carlos tem outros envolvidos, está sendo analisado no STF (Supremo Tribunal Federal) pelo ministro Alexandre de Moraes, que recentemente teria tido fortes indícios para prosseguir no processo contra o filho de Bolsonaro.

O presidente vai se manifestar, em pronunciamento às 16 horas (horário de MS), sobre a demissão de Valeixo e o pedido de saída de Moro.