A Anvisa (Agência Nacional de ) aprovou a retomada dos testes da vacina conhecida como AstraZeneca, nome do laboratório fabricante, que desenvolve em parceria com a de Oxford. O laboratório havia suspendido os testes, em fase final, após um paciente apresentar reação adversa grave no último dia 8.

Segundo a Anvisa, a agência reguladora britânica compartilhou informações que comprovavam a segurança da retomada dos testes. O Comitê Independente de Segurança do estudo clínico também validou a decisão.

A Anvisa informou que a decisão foi tomada baseando-se nos prós e contras do avanço do estudo. Avaliando os dados do evento, casualidade e conjunto de dados de segurança, ficou decido que a relação entre o benefício do estudo com o risco se manteve favorável.

Entretanto, a agência pode suspender os testes novamente a qualquer momento, caso seja identificada qualquer situação grave com os voluntários brasileiros. Em nota, a Universidade de Oxford informou que realizou um processo de revisão e os testes serão retomados também no .

Ao todo são 18 mil pessoas, em diferentes países, que receberam as doses da vacina do estudo. No Brasil, ela já foi aplicada em 5 mil voluntários.

(Com informações da CNN Brasil).