Por meio de nota enviada à imprensa, o Ministério da Agricultura disse que está buscando soluções com a China para suspender o embargo das importações de carne de três frigoríficos brasileiros, em meio a temores de contaminação por .

Autoridades chinesas solicitaram informações à pasta sobre alguns estabelecimentos brasileiros que exportam para a China e que tiveram notícias divulgadas na imprensa do Brasil sobre casos da entre seus trabalhadores.

O próprio ministério ainda informou que suspendeu voluntariamente a exportação para China de um estabelecimento que teve suas atividades paralisadas em função de decisão judicial relacionada aos procedimentos de prevenção e controle da COVID-19 entre seus trabalhadores.

A pasta ainda diz que está buscando junto às autoridades chinesas as razões da suspensão dos três estabelecimentos, e, ao mesmo tempo, iniciou negociações para que as suspensões possam ser levantadas, visando à retomada por parte dessas empresas das exportações para a China.
A agência Reuters noticiou no fim de semana que o suspenso pelo Ministério da Agricultura foi o da JBS, localizado em Passo Fundo (RS), que é um dos focos de contaminação de Covid no estado, segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT). 
Já o Valor Econômico afirma que os três frigoríficos suspensos pela China estariam localizados em Várzea Grande e Rondonópolis, em Mato Grosso, e Lajeado, no Rio Grande do Sul. Um deles seria o Agra Agroindustrial De Alimentos, de Rondonópolis. O outro frigorífico do estado que foi apurado seria o da Marfrig, em Várzea Grande.