Agência interdita barragens de mineração no MT por risco de rompimento
A Agência Nacional de Mineração (ANM) informou hoje (24) que interditou três barragens de mineração no município dec, por risco iminente de rompimento. As barragens Campos, Berion e Elvo-1, todas da Cooperativa de Garimpeiros de Pontes e Lacerda (Compel), foram interditadas ontem após a emissão de alerta pelo Sistema Integrado de Gestão de Barragens de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Agência Nacional de Mineração (ANM) informou hoje (24) que interditou três barragens de mineração no município dec, por risco iminente de rompimento. As barragens Campos, Berion e Elvo-1, todas da Cooperativa de Garimpeiros de Pontes e Lacerda (Compel), foram interditadas ontem após a emissão de alerta pelo Sistema Integrado de Gestão de Barragens de Mineração (SIGBM).
A ANM disse que obrigou a Compel a realizar obras para a redução do risco de ruptura, após alerta do SIGBM na terça-feira (21), quando as barragens Campos e Berion entraram em nível 1 de emergência.
A agência disse ainda que encaminhou equipes de Brasília e Mato Grosso imediatamente ao local. A vistoria das equipes encontrou várias anomalias, como erosões, surgências de água nos taludes, trincas, abatimentos e borda livre deficiente.
“Na Barragem Campos, o que mais chamou atenção e mereceu ação imediata foi uma linha de saturação no talude de jusante, que se estendia por cerca de 180 metros. A anomalia, se não tratada, fatalmente resultaria em rompimento da estrutura”, disse o gerente de Segurança de Barragens da ANM, Luiz Paniago.
De acordo com a agência, durante a vistoria de emergência, a Barragem Elvo-1 também apresentou anomalias significativas, que elevaram a classificação da categoria de risco da barragem para alta. Nas barragens Berion e Elvo-1 foram identificadas trincas profundas e erosões nos taludes de jusante, sendo que na Berion não havia borda livre operacional adequada.
“Como medida mitigadora, a ANM exigiu ainda que fossem instaladas imediatamente bombas de alta performance, para reduzir o nível de efluentes do reservatório, e que fossem realizadas obras de reforço e adequação técnica de drenagem da estrutura, sob supervisão do responsável técnico habilitado. Adicionalmente, como medida preventiva, foi interditada também uma frente lavra do empreendimento mineiro, situada imediatamente a jusante da barragem Campos”, informou a agência.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é executado a tiros pelo garupa no Pioneiros
Autor e vítima estavam em uma moto Honda Fan, preta
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.