Pular para o conteúdo
Brasil

Acesso de promotora fez MP perder prazo contra foro especial de Flavio Bolsonaro

Uma pequena e rápida ação da procuradora Soraya Gaia, do MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro), fez com que o prazo para recorrer contra o foro privilegiado concedido ao senador Flávio Bolsonaro fosse perdido pelo MP-RJ. A notícia foi divulgada pela Folha de S. Paulo, nesta sexta-feira (14). De acordo com o jornal, a […]
Arquivo -
O senador Flavio Bolsonaro. (Foto: Agência Brasil)
O senador Flavio Bolsonaro. (Foto: Agência Brasil)

Uma pequena e rápida ação da procuradora Soraya Gaia, do MP-RJ (Ministério Público do ), fez com que o prazo para recorrer contra o foro privilegiado concedido ao senador fosse perdido pelo MP-RJ.

A notícia foi divulgada pela Folha de S. Paulo, nesta sexta-feira (14). De acordo com o jornal, a procurada é simpatizante de Flavio Bolsonaro e já elogiou o presidente Jair Bolsonaro publicamente em redes sociais.

Foi com clique no computador, que Soraya fez com que o MP-RJ perdesse o prazo para recorrer contra o foro de Flávio. Isso ocorreu porque, segundo a reportagem da Folha, Soraya acessou no dia 2 de julho a intimação que informava ao MP-RJ a remessa do caso de Flávio para o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Com esse acesso feito pela procurado, foi lançado no sistema o registro de que o MP-RJ tinha tomado ciência da decisão de forma oficial, iniciando o que a Justiça chama de fluência de prazo.

Quando o MP-RJ tentou um recurso ao foro especial concedido a Flávio pela 3° Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio, foi surpreendido ao descobrir que o recurso foi rejeitado por conta da perda do prazo.

Como explica o jornal, a perca do prazo ocorreu por conta da ação de Soraya, isso porque o GAECC/MP-RJ (Grupo de Atuação Especializada no Combate à Corrupção, responsável pela investigação do caso, pretendia dar contagem dos dias apenas a partir do dia 6 de julho.

Entenda

Em processos penais, a contagem começa no dia seguinte ao conhecimento da intimação, ou seja, quando o arquivo é acessado, a exceção ocorre em vésperas de final de semana e feriados, ou seja, quando a intimação é recebida em um sexta-feira, o prazo só começa a contar na segunda-feira.

Segundo publicado na Folha, essa era a estratégia que seria utilizada pelos promotores, eles acessaram na sexta-feira, 3 de julho, e entenderam que o prazo começaria a contar a partir de segunda-feira.

Como Soraya havia acessado a intimação um dia antes, 2 de julho, o prazo começou a correr, e os procuradores perderam alguns dias do prazo, sem saberem do acesso antecipado de Soraya.

Em nota, o Ministério Público disse que a procuradoria-geral só havia tomado ciência da decisão na sexta-feira (3), mas o acesso de Soraya já estava registrado no sistema um dia antes.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bebê licença

Aumento da licença-paternidade será tema no Congresso após recesso

temperaturas

‘Combo climático’ começa a influenciar tempo em MS neste domingo e deve trazer chuvas

frigorífico

Funcionários de frigorífico na fronteira passam mal após possível vazamento de amônia

volei

Brasil vira sobre o Japão e alcança final da Liga das Nações de vôlei

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

Morre militar reformado atropelado em ciclovia na Avenida Duque de Caxias

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

f1

F1: Norris faz pole no GP da Bélgica e Bortoleto larga em 10º

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras bate Grêmio com gol relâmpago, vence 3ª seguida no Brasileirão e cola no Cruzeiro

Grêmio reagiu em alguns momentos da partida, mas nunca à altura do time palmeirense

Trânsito

Ultrapassagem teria causado colisão que deixou motorista em estado grave na BR-163

Um terceiro motorista teria tentado ultrapassar em faixa contínua e causado o acidente

Cotidiano

Fiscalização não encontra vestígio de vazamento de amônia em frigorífico

Nove funcionários teriam passado mal após suposto vazamentos

Esportes

Fortaleza vence Red Bull Bragantino e dá passo importante na luta contra o rebaixamento

Vitória representou uma reabilitação fundamental para o Fortaleza