Pular para o conteúdo
Brasil

Transparência Internacional alerta para ‘instabilidade’ no Coaf, agora UIF

A Transparência Internacional Brasil declarou nesta terça-feira, 20, que vê “com preocupação a instabilidade à qual está sujeito, desde o início de 2019, o Conselho de Controle de Atividade Financeiras (Coaf)”. A entidade avalia o colegiado “órgão fundamental para o combate à lavagem de dinheiro e à corrupção no Brasil e no exterior”. Nesta terça, […]
Arquivo -
Reprodução
Reprodução

A Transparência Internacional Brasil declarou nesta terça-feira, 20, que vê “com preocupação a instabilidade à qual está sujeito, desde o início de 2019, o Conselho de Controle de Atividade Financeiras ()”. A entidade avalia o colegiado “órgão fundamental para o combate à lavagem de dinheiro e à corrupção no Brasil e no exterior”.

Nesta terça, foi editada a Medida Provisória n.º 893 de 2019, a qual transferiu o Coaf para a estrutura do Banco Central do Brasil, além de alterar o seu nome para Unidade de Inteligência Financeira (UIF) e promover modificações em sua organização.

A Transparência Internacional destaca que esta modificação representa a terceira alteração consecutiva no Coaf em menos de nove meses.

Previamente, também por medida provisória, o Coaf foi transferido do Ministério da Fazenda – onde estava estabelecido desde sua criação, em 1998 – para o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Alteração promovida pelo Congresso o devolveu para o Ministério da Economia. “Sua transferência para o Banco Central não elimina, entretanto, preocupações com relação a interferências políticas na condução de suas atividades”, sustenta a Transparência.

“Afinal, o Bacen, até o momento, não detém autonomia formal”, diz a nota da entidade. “O seu presidente, responsável, de acordo com a MP n.º 893, pela nomeação dos conselheiros e do presidente da UIF, é nomeado (e demissível) diretamente pelo Presidente da República.”

Segundo a Transparência Internacional, contribui para estas preocupações a já anunciada exoneração do atual presidente do Coaf, auditor da Receita Roberto Leonel de Oliveira Lima, “sem qualquer justificativa”.

“Para além das alterações realizadas pelo Poder Executivo e pelo Congresso, o Supremo Tribunal Federal também interferiu nas atividades do Coaf”, segue a nota da Transparência, em alusão à ordem do ministro Dias Toffoli, presidente da Corte, que determinou a suspensão de todas as investigações e processos que contenham dados compartilhados do Coaf sem autorização judicial

“Seu presidente, o ministro Dias Toffoli, determinou, há pouco mais de um mês, a suspensão das investigações criminais que incluem dados obtidos pelo Coaf e gravemente limitou sua capacidade de compartilhar informações sobre operações financeiras suspeitas com órgãos de investigação”, afirma Transparência.

Para a entidade, “a incerteza jurídica e política a que vem sendo submetido o Coaf prejudica investigações, fragiliza os mecanismos de prevenção à lavagem de dinheiro e compromete a credibilidade do Brasil junto a organismos internacionais de combate ao financiamento da criminalidade transnacional e o terrorismo”.

“Para continuar desempenhando seu papel adequadamente, a Unidade de Inteligência Financeira deverá contar com um quadro técnico e multidisciplinar especializado e livre de influências políticas e econômicas”, sugere Transparência.

Além disso, segue a entidade, “deverá ter garantida a sua competência para requisitar e compartilhar informações sobre operações financeiras suspeitas com autoridades em todo o país”

Para a Transparência Internacional Brasil, no Congresso, as discussões sobre a MP n.º 893 “representam uma oportunidade para que a sociedade brasileira conheça e discuta o papel do Coaf, buscando soluções que garantam a continuidade de suas contribuições ao enfrentamento da corrupção e do crime organizado”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: ultrapassagem em local proibido termina com duas mortes no PR

Gripe aviária: cai para 10 número de casos investigados; nenhum é em granja comercial

Polícia procura por capataz que ateou fogo em mulher que está em estado grave

Criatividade com ‘uber de cavalos’ faz Midiamax levar 2° lugar no prêmio SRCG de jornalismo

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus tenta reduzir multa de R$ 150 mil por ônibus lotados na pandemia

ccr km perigoso br-163

Após aumento de pedágio, ANTT homologa Motiva como vencedora do leilão da BR-163

Gaeco inclui filha de Vanda Camilo em lista de alvos por escândalo de corrupção

Caminhoneiro morre prensado na cabine em acidente na BR-163

Últimas Notícias

Cotidiano

Sábado será marcado por sol, podendo ocorrer pancadas de chuva em parte de MS

Conforme o Centro de Monitoramento, são esperadas chuvas de intensidade fraca a moderada

Polícia

Operação conjunta em Itaporã apreende cigarros eletrônicos em estabelecimento comercial

Uma pessoa foi presa durante a ação policia feita pelas polícia Civil e Militar

Polícia

Moradores de MS são presos com 90 quilos de cocaína no PR

O motorista relatou que havia sido contratado para transportar a droga de Naviraí (MS) até Teodoro Sampaio (SP)

Esportes

CBF anuncia filho de Ancelotti para integrar comissão técnica da seleção brasileira

Anúncio foi feito pela CBF em comunicado nesta sexta-feira