A ministra da , Pecuária e Abastecimento, (DEM-MS), iniciou no fim de semana e prossegue nos próximos dias uma missão comercial na Europa. O primeiro país visitado foi a , de onde ela seguiu para a Suíça, onde fez discurso na OMC (Organização Mundial do Comércio).

Na primeira etapa da missão, Tereza foi à Anuga, maior feira mundial de alimentos e bebidas, realizada na cidade alemã de Colônia. Lá, ela abriu o Pavilhão Brasil, que conta com 100 empresas do país em estandes sobre proteína animal, lácteos, chocolores, ação, pão de queijo, café, entre outros produtos.

Depois, a ministra brasileira também se encontrou com a ministra da Alimentação e da Agricultura da Alemanha, Julia Klöckner. Elas debateram a importância da relação comercial entre Brasil e Alemanha e cooperações entre os países, além do acordo fechado entre o Mercosul e a União Europeia.

Tereza convidou a alemã para conhecer o Brasil e ver de perto a produção agropecuária sustentável realizada aqui. Julia retribuiu e chamou a brasileira para participar do GFFA (Fórum Global para a Alimentação e Agricultura), em janeiro de 2020.

“Queremos mostrar ao mundo como nosso agro realmente é. Também conversamos sobre nossa preocupação de como a imagem do Brasil no exterior está sendo divulgada de forma equivocada e de como podemos trabalhar em conjunto para mudar esse cenário. Nosso agro é forte, inovador e produzimos com sustentabilidade”, destaca a ministra.

Reunião da OMC na Suíça e potencial do algodão

A chefe da pasta da Agricultura brasileira foi à Genebra, na Suíça, participar de reuniões e do lançamento do Dia Mundial do Algodão, na sede da OMC. Essa foi a primeira vez que Tereza, ministra há 10 meses, visita Genebra.

“Fico muito feliz que minha estreia seja para falar, aqui na OMC, sobre um tema tão importante para o Brasil e para as nações em desenvolvimento”, frisa acrescentando que o PIB (Produto Interno Bruto) da cadeia produtiva do algodão do Brasil é de cerca de US$ 74,11 bilhões, considerando as vendas de produtos de confecção.

Tereza ainda ressalta que a cadeia do algodão gera 1,2 milhão de empregos e, em 20 anos, a produção nacional cresceu 226%. Na safra 2017/18, foram colhidos 2,2 milhões de toneladas de pluma, ou seja, 11% da produção mundial foi brasileira.