Pular para o conteúdo
Brasil

STF nega pedido para suspender reforma da Previdência

Ao negar pedidos de deputados da oposição para suspender a tramitação da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta sexta-feira (26) que não lhe parece que a proposta “tenha o condão de abolir direitos e garantias individuais”. “Além disso, a proposição em questão ainda […]
Arquivo -

Ao negar pedidos de deputados da oposição para suspender a tramitação da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta sexta-feira (26) que não lhe parece que a proposta “tenha o condão de abolir direitos e garantias individuais”.

“Além disso, a proposição em questão ainda possui longo caminho a percorrer nas casas legislativas, sendo passível de inúmeras emendas, debates e discussões, de modo que o deferimento prematuro da medida (de suspender a tramitação da reforma em medida liminar) poderia configurar ingerência indevida do Poder Judiciário no âmbito do Poder Legislativo, hipótese nociva à separação de poderes”, escreveu o ministro, em decisão assinada nesta sexta-feira.

Ex-advogado-geral da União do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Gilmar é considerado um dos ministros do Supremo mais favoráveis aos pleitos da União, à situação das contas públicas e à necessidade de aprovação da reforma da Previdência.

O presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, é entusiasta de um pacto nacional republicano com os demais poderes e também defende a aprovação da reforma. Outros dois ministros do tribunal ouvidos reservadamente pela reportagem também acreditam que a medida é essencial para recolocar a economia nos eixos.

Em uma frente para viabilizar as mudanças na Previdência, o ministro da Economia, Paulo Guedes, já se reuniu com integrantes da Corte para tratar do tema.

Sensibilidade

Na abertura do ano Judiciário, em fevereiro, o vice-presidente Hamilton Mourão disse que é “certo” que as reformas elaboradas pela equipe do presidente Jair Bolsonaro serão judicializadas e questionadas no STF, mas ressaltou ter certeza de que o tribunal “tomará as decisões que o nosso País precisa” com “sensibilidade”.

Levantamento feito pelo ‘Estado’ aponta que o STF já foi acionado ao menos 25 vezes em processos que contestam medidas já tomadas pelo Planalto. A “campeã” de contestações é a medida provisória que reforça o caráter facultativo da contribuição sindical, alvo de 12 ações.

Entre outras iniciativas do governo já questionadas perante ao Supremo estão a extinção do Ministério do Trabalho e a transferência para o Ministério da Agricultura da atribuição de demarcar terras indígenas – mudanças implantadas pela mesma medida provisória, judicializada no segundo dia do governo, em 2 de janeiro.

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Cauan segue santos

Com vídeos virais, Cauã curte férias em Campo Grande após fazer sucesso como atleta Sub-8 do Santos

VÍDEO: Fuga de traficante da PRF acaba com acidente na BR-262 em Água Clara

Prefeito de Corumbá lidera comissão que pede urgência a Riedel sobre falta de voos

stf pantanal ms

O que disseram os réus dos núcleos 2 e 4 da trama golpista em depoimento ao STF

Notícias mais lidas agora

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

VÍDEO: Idoso é atropelado em ciclofaixa da Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

Jogos Escolares da Juventude de MS começam nesta sexta para atletas de 12 a 14 anos

Últimas Notícias

Polícia

Morto em confronto tinha 180 passagens de furto a tráfico de drogas em Campo Grande 

‘Matheuzinho’ tentou atacar policiais com uma faca

Brasil

Marcos do Val contraria ordem do STF e viaja para os Estados Unidos

Passaportes estão bloqueados pela Corte

Transparência

Juiz intima advogados e alega risco de comprometimento no processo de implicados da Tromper

Intimada há mais de um ano, ré ainda não constituiu defesa e juiz dá 'ultimato' em ação de corrupção chefiada por Claudinho Serra

Famosos

VÍDEO: Filho de Preta Gil chega ao velório para se despedir da mãe; veja

Filho de Preta Gil, Francisco Gil se aproximou do caixão da mãe para acariciá-la e se despedir; velório acontece no Theatro Municipal do Rio