Senadora do PSL de MT é alvo de processo de cassação por gastos ilícitos na campanha
Eleita senadora da República pelo Estado de Mato Grosso nas eleições de 2018, e apelidada de ‘Sergio Moro de saias’, por sua atuação no judiciário, a ex-juiza Selma Arruda (PSL-MT) enfrenta uma ação da PRE-MT (Procuradoria Regional Eleitoral em Mato Grosso) que pode levar à cassação de seu mandato. Na ação, divulgada pelo Jornal […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Eleita senadora da República pelo Estado de Mato Grosso nas eleições de 2018, e apelidada de ‘Sergio Moro de saias’, por sua atuação no judiciário, a ex-juiza Selma Arruda (PSL-MT) enfrenta uma ação da PRE-MT (Procuradoria Regional Eleitoral em Mato Grosso) que pode levar à cassação de seu mandato.
Na ação, divulgada pelo Jornal Folha de São Paulo, a PRE pede ao TRE-MT (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso) a cassação do diploma de Selma e seus suplentes, sob alegação de que cometeram crime de abuso do poder econômico e por gastos ilícitos na campanha de 2018.
Outro pedido da Procuradoria é que seja realizada uma nova eleição para escolha de um senador por Mato Grosso, o que, segundo a Folha, já teria movimentado o cenário político no Estado vizinho, uma vez que o ex-senador e ex-governador Pedro Taques (PSDB), que não conseguiu a reeleição no ano passado, teria intenção de retornar ao Senado Federal.
A Procuradoria alega que a ex-juiza pagou despesas de campanha, de cerca de R$ 1,2 milhão, com ‘recursos de origem clandestina’. A senadora alega que tomou emprestado R$ 1,5 milhão de seu suplente, e que usou o dinheiro em ‘atos ordinários’ de sua vida civil.
No entanto, a PRE argumenta que as investigações mostraram que Selma usou o dinheiro na campanha, e que o contrato de empréstimo entre ela e seu suplente foi uma tentativa de dar legalidade ao financiamento adiantado da corrida eleitoral.
O pagamento a uma empresa de publicidade fora do período eleitoral também entrou na mira da Procuradoria. A ação foi proposta inicialmente por dois candidatos ao Senado derrotados na campanha de 2018.
Notícias mais lidas agora
- Preso por matar adolescente e ferir jovem a tiros confessa o crime e alega ter buscado arma na casa da cunhada
- Homem é preso após estuprar própria filha de 15 anos em hotel de Campo Grande
- Jovem é assassinado com golpe de punhal pelo próprio irmão durante festa de Réveillon em MS
- Homem é agredido após tocar em partes íntimas de adolescente na Cidade do Natal
Últimas Notícias
Gusttavo Lima afirma que será candidato a presidente da República em 2026
Sertanejo iniciará diálogos com grupos políticos em breve
Por que o ano dura 365 dias? Descubra a ciência por trás do calendário
Calendário gregoriano é baseado no movimento da Terra ao redor do Sol
Corumbá lidera lista como destino mais econômico para voar em março de 2025
Levantamento da empresa de comparação de preços de passagens considerou voos previstos para março, partindo de São Paulo
Cinco capitais aumentam tarifa de ônibus; Campo Grande é a 14ª mais cara do País
São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Recife e Belo Horizonte anunciaram aumento do valor da passagem de ônibus para este ano
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.