Pular para o conteúdo
Brasil

Sem água: moradores de São Paulo voltam a sofrer com redução

No final da noite a água que corre pelos canos se torna raridade, continuar a rotina é correr o risco de não ter água para tomar banho de manhã. Essa é a realidade de muitas famílias de São Paulo, que voltam a sofrer com o racionamento de água. Moradores dos bairros Saúde e do Planalto […]
Arquivo -
Foto: Divulgação/ Sabesp
Foto: Divulgação/ Sabesp

No final da noite a água que corre pelos canos se torna raridade, continuar a rotina é correr o risco de não ter água para tomar banho de manhã. Essa é a realidade de muitas famílias de , que voltam a sofrer com o racionamento de água.

Moradores dos bairros Saúde e do Planalto Paulista reclamam da redução do abastecimento de água durante a noite. A empresa responsável é a Sabesp (Companhia de do Estado de São Paulo), que afirma fazer as reduções noturnas para conter o desperdício de água nos vazamentos.

Mesmo sendo território de grandes cruzamentos fluviais, São Paulo já enfrentou várias crises com a falta de água. Sabesp e o então governador colocaram em prática algumas medidas emergenciais, como obras nos reservatórios, reconhecimento e premiação dos usuários mais econômicos, instalações de válvulas redutoras de pressão, que são acionadas à noite.

Medida eficaz?

As medidas de redução de pressão foram implantadas como medidas provisórias, entretanto com a preocupação de novas crises, se tornou permanente. Embora reduza a perda de água, especialistas apontam riscos à saúde dos cidadãos.

Em entrevista para o Yahoo Notícias, o professor da USP e do programa de mestrado em gestão ambiental na Uninove, Pedro Côrtes, explica que podemos destacar três problemas causados pela medida de redução: risco de contaminação do sistema, de aumento nas falhas existentes e falta de informação aos consumidores.

“Quando despressuriza a rede os tubos ficam vazios, e o mesmo buraco por onde saía água tratada permite que a água do solo penetre na tubulação”, explica.

Para o portal, a moradora do Planalto Paulista, Silvana Helican confirma que no início da manhã a água está esbranquiçada. A solução para utilizar a água é desperdiçando parte da mesma. “Deixa a torneira aberta e depois de um tempo fica normal”, comenta Silvana.

Sem caixa-d’água, sem água

Muitos moradores reclamam nunca ter recebido informações sobre a redução da água durante a noite. Os que possuem caixa-d’água conseguem manter parte da rotina, já os que não tem condições para fazer o investimento, acabam sofrendo.

No site oficial, a Sabesp afirma ter consciência de que a redução pode afetar de forma significativa os cidadãos. “É sabido que para uma minoria da população (bem menos de 1%), formada em geral pelos que moram em pontos elevados ou que não possuem caixa-d’água, a redução de pressão pode significar longas horas sem água nas torneiras”.

Questionada pela reportagem do Yahoo Notícias, a empresa enviou uma nota afirmando ter feito vistoria nos bairros mencionados e que a medição de pressão esteve dentro da norma. A solução oferecida para os moradores é a instalação da caixa-d’água.

“A Sabesp orienta aos moradores que conectem torneiras, chuveiros, máquina de lavar e todos os equipamentos hidráulicos à caixa-d’água, como determina a norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), com reservação suficiente para a demanda do imóvel para 24 horas”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem morre após ser puxado por uma máquina de ressonância magnética nos EUA

‘Amigo de todos’: morte de motociclista causa comoção em Nova Alvorada do Sul

Atenção: Funtrab realiza ‘Feirão de Empregos’ no shopping Bosque dos Ipês

Pastor foragido da Justiça brasileira é preso em Portugal

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

Monumento dos Tuiuiús

Cartão-postal de Campo Grande, Monumento dos Tuiuiús será reinaugurado em agosto

Últimas Notícias

Polícia

Polícia encontra celular com preso suspeito de intermediar veículo usado em tiroteio na fronteira

Cela do detento foi alvo de operação no último fim de semana para investigações sobre tiroteio que terminou com dois mortos

Brasil

Câncer de intestino que vitimou Preta Gil é o 3º mais comum no país

A manifestação de sintomas só acontece quando a doença já está avançada

Cotidiano

MS em Ação: comunidades indígenas de Porto Murtinho recebem atendimento jurídico e social neste sábado

A ação será realizada das 8h às 17h, na Escola Estadual Alves de Barros, na Aldeia Alves de Barros

Brasil

Criança de 2 anos morre após ser atacada por pitbull da família no interior de SP

Policias Militares chegaram a atirar no animal para ele soltar a menina