Pular para o conteúdo
Brasil

PF barra reestruturação de facção criminosa em presídios de Roraima

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira, 10, a Operação Hipaspistas, para impedir a reorganização de uma facção criminosa que atua dentro e fora do sistema penitenciário do País. A investigação é um desdobramento da Operação Érebo, que identificou os responsáveis por ataques em cidades de Roraima em junho do ano passado. Agentes cumprem 63 […]
Arquivo -
Foto: reprodução
Foto: reprodução

A (PF) deflagrou nesta quarta-feira, 10, a Operação Hipaspistas, para impedir a reorganização de uma que atua dentro e fora do sistema penitenciário do País. A investigação é um desdobramento da Operação Érebo, que identificou os responsáveis por ataques em cidades de Roraima em junho do ano passado.

Agentes cumprem 63 ordens expedidas pela Vara de Entorpecentes e Organizações Criminosas da Justiça Estadual em Roraima – 35 mandados de prisão preventiva e 28 de busca e apreensão – em Boa Vista, Rorainópolis, Caracaraí e Mucajaí (RR), Santos (SP), Londrina e Ponta Grossa (PR).

Mais de 150 policiais federais participam das ações que contam ainda com o apoio do Departamento Penitenciário Nacional, da Divisão de Inteligência e Captura da Secretaria de Justiça e Cidadania de Roraima e do Ministério Público Estadual.

A investigação é um desdobramento da Operação Érebo, que cumpriu 45 mandados de prisão preventiva em Boa Vista e em Mossoró (RN) em novembro de 2018 e mapeou a estrutura da organização criminosa em Roraima que teria sido responsável por atentados que ocorreram em pelo menos cinco dos quinze municípios do Estado em julho do ano passado.

Na época, delegacias, prédios da Polícia Militar, agências bancárias e prefeituras foram atacados com coquetéis molotov. Segundo a Polícia Federal, as ordens para os ataques teriam partido de dentro da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, maior penitenciária de Roraima, e foram dadas após a autorização do responsável pela organização no Estado, que estava preso no Presídio Estadual de Piraquara, no Paraná.

Após a operação Érebo, a facção criminosa teria começado a se reestruturar em Roraima, inclusive com a indicação de novos líderes, informou a PF. A investigação acompanhou o processo e identificou novamente a atuação dos principais membros da organização. As atividades do grupo são coordenadas por lideranças de outros Estados, indicou a Polícia Federal.

De acordo com a PF, as prisões dos investigados “vão garantir a manutenção da redução das atividades da facção no Estado”. A maior parte dos alvos da Operação Hipaspistas já possui indiciamentos ou condenações por outros crimes.

A investigação apura os crimes de participação em organização criminosa, com uso de arma de fogo e agravamento de pena para os chefes do grupo, e de tráfico de drogas. As penas, somadas, podem ultrapassar os 25 anos de prisão, informou a PF.

Segundo a Polícia Federal, o nome da operação remete às unidades de elite do exército macedônico “que foram decisivas na batalha de Gaugamela (331 a.c.)”. “Mesmo em desvantagem numérica de 5:1 a favor do exército de Dario III, as forças do imperador Alexandre derrotaram o exército opositor centrando sua estratégia na liderança persa”, afirmou a PF.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Grávida de 6 meses foi queimada viva e corpo encontrado em casa  abandonada na fronteira com MS

[ BASTIDORES ] Legenda sob nova direção terá que colocar ‘cada um no seu quadrado’

Agentes da PRF já foram avisados que em breve terão de usar câmeras corporais nos uniformes

1869 – Corumbá transformada em zona franca

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

Após sequestrar a ex-mulher na fronteira com MS e ameaçá-la com pistola, homem se mata

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: Jovem morre ao bater de frente com carro quando fazia manobras de motocicleta na MS-338

Grupo estava na rodovia fazendo manobras

Emprego e Concurso

De farmacêutico a repositor, Funsat anuncia 1,9 mil vagas nesta terça-feira

A Funsat (Fundação Social do Trabalho) anuncia 1.965 vagas de emprego para esta segunda-feira (14). Mais de 190 empresas oferecem oportunidades distribuídas entre 125 profissões, e a maioria não exige experiência para ingressar. Entre as vagas estão:  açougueiro (56), ajudante de estruturas metálicas (10), armador de montagens da Construção Civil (3), atendente de padaria (24), auxiliar de … Continued

Famosos

MC Daniel se pronuncia após ser acusado de agredir ex-noiva; entenda

MC Daniel perdeu a paciência e se pronunciou após surgirem acusações de que ele teria agredido Lorena Maria; entenda o que rolou

Cotidiano

Com manhã fria e tarde quente, tempo seco predomina em MS nesta terça-feira

Umidade relativa do ar oscila entre 15 e 30%