Pular para o conteúdo
Brasil

ONU lança campanha de sensibilização sobre refugiados no Brasil

A Agência das Nações Unidas para Refugiados ( Acnur) acaba de lançar no Brasil uma campanha com o tema #GenteDaGente para mostrar que os refugiados são pessoas como quaisquer outras. A agência diz que ainda existem mitos de que estas pessoas seriam “terroristas”, “fugitivos” ou que “roubarão os nossos empregos” e que a campanha pretende […]
Arquivo -
Foto: Akemi Nitahara/Agência Brasil
Foto: Akemi Nitahara/Agência Brasil

A Agência das Nações Unidas para Refugiados ( Acnur) acaba de lançar no Brasil uma campanha com o tema #GenteDaGente para mostrar que os refugiados são pessoas como quaisquer outras.

A agência diz que ainda existem mitos de que estas pessoas seriam “terroristas”, “fugitivos” ou que “roubarão os nossos empregos” e que a campanha pretende informar melhor a esse respeito.

Segundo o representante da Acnur no Brasil, José Egas, “refugiados são pessoas que têm sonhos e planos para um futuro melhor, como qualquer um. A campanha mostra exatamente isso, e está sendo lançada para informar e gerar empatia no público brasileiro.”

Empatia e solidariedade

O conceito de comunicação da campanha se baseia nas palavras empatia e solidariedade. A iniciativa reúne o potencial de compaixão dos brasileiros com a história de alguns refugiados, criando conexões interpessoais.

A diretora da campanha, Carla Cancellara, disse que “a vida dos refugiados não era diferente das nossas antes de deixarem seus países: todos tinham e continuam tendo famílias, amigos, sonhos e um objetivo para o futuro.”

Para Carla, o objetivo é mostrar“essa percepção de identidade e, assim, trazer à tona o perfil solidário arraigado em cada um”. Ela disse que “a campanha oferece ao público uma oportunidade de mostrar na prática a solidariedade, através de um manifesto de apoio aos refugiados que pode ser assinado por qualquer pessoa que queira se engajar causa dos refugiados.”

Anúncios, filme e ações

A campanha #GenteDaGente mostra refugiados que estão reconstruindo suas vidas no Brasil, apresentando brevemente as suas histórias. A iniciativa é composta por anúncios, filme e ações para gerar envolvimento nas redes sociais.

Participam o venezuelano Carlos, que é jornalista e tem 35 anos; Lúcia, de 21 anos, que é estudante e refugiada da República Democrática do Congo; e Rama, uma professora síria de 33 anos.

A chefe da unidade de parcerias com o setor privado do Acnur Brasil, Natasha Alexander, diz que “todos os que estrelam a campanha são pessoas com grande potencial.”

“A ideia é que, conhecendo as histórias de alguns dos mais de 11 mil refugiados e solicitantes de refúgio que hoje vivem no Brasil, os brasileiros fiquem ainda mais sensibilizados e os acolham bem, sem nenhum tipo de preconceito,” explicou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Indígenas apontam arma para motoristas após cacique morrer atropelado em Coronel Sapucaia

‘Conseguimos reaquecer a diplomacia e abrir caminhos’, diz comitiva brasileira nos EUA

Vetter aproxima MS do mar com projetos de alto padrão em praias preservadas

Samir Xaud, presidente da CBF, é alvo de operação da PF que investiga crimes eleitorais

Notícias mais lidas agora

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

Prefeita anuncia mais cortes de gastos em secretarias de Campo Grande

Carla Zambelli deve cumprir pena no Brasil, defende Resende sobre prisão de deputada na Itália

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Galã de novelas, Thiago Lacerda vem a MS para cerimônia importante

Além de Cláudia Ohana, Bárbara Paz, Antônio Pitanga e Maeve Jinkings, o Bonito Cinesur (Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito) contará com a presença de Thiago Lacerda. Famoso por ter interpretado diversos galãs em novelas da TV Globo, o ator deverá chegar à cidade turística muito em breve para participar do evento, que ocorre desde … Continued

Cotidiano

Romaria comemora aniversário de 100 anos do Colégio Auxiliadora em Campo Grande

Unidade Salesiana convida ex-alunos e educadores para a celebração do aniversário centenário

Transparência

Auditoria na Funsaud de Dourados entra na reta final e deve definir rumos da saúde municipal

Relatório é aguardado com grande expectativa, pois deverá apresentar um panorama completo da situação da fundação que opera no vermelho há 10 anos

Polícia

VÍDEO: Trecho da BR-163 é interditado para reforma em cratera na via

Um andarilho teria ateado fogo em uma galeria de drenagem sob a rodovia