Pular para o conteúdo
Brasil

Mourão exalta 130 anos da República: ‘nova etapa de evolução política e social’

O vice-presidente Hamilton Mourão comemorou o aniversário de 130 anos da República no Brasil neste feriado de 15 de novembro e afirmou que, com a República, “entramos em nova etapa de evolução política e social”. Para Mourão, o Império fez muito pela “independência e unidade do Brasil”, mas teve que “dar lugar a um regime […]
Arquivo -
(Foto: Marcelo Camargo
(Foto: Marcelo Camargo

O vice-presidente Hamilton Mourão comemorou o aniversário de 130 anos da República no Brasil neste feriado de 15 de novembro e afirmou que, com a República, “entramos em nova etapa de evolução política e social”. Para Mourão, o Império fez muito pela “independência e unidade do Brasil”, mas teve que “dar lugar a um regime mais consentâneo à realidade nacional”

“Parabéns brasileiros! Há 130 anos, com a Proclamação da República, entramos em nova etapa de evolução política e social. Muito fez o Império pela independência e unidade do Brasil, mas abalado por graves crises teve que dar lugar a um regime mais consentâneo à realidade nacional”, escreveu o general da reserva em sua conta no .

Nesta semana, o vice-presidente teve seu nome envolvido com o do “príncipe” Luiz Philippe de Orleans e Bragança, deputado federal pelo PSL. O presidente Jair Bolsonaro teria dito, durante reunião que selou sua decisão de deixar a legenda e criar um novo partido, que Orleans e Bragança era quem deveria ter sido seu vice, e não Mourão.

Em entrevista ao Estado, Mourão afirmou que pessoas presentes à reunião lhe informaram que o presidente não falou isso e que não se sente chateado com a situação. O vice-presidente disse que não vê problemas se não for escolhido para compor a chapa de Bolsonaro nas eleições de 2022 e reforçou seu alinhamento ao presidente. “Eu não sou o ator principal deste filme”, afirmou.

Weintraub critica a Proclamação e exalta D. Pedro II

Na contramão de Mourão, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, foi ao Twitter para criticar a Proclamação da República, a qual chamou de uma “infâmia contra um patriota, honesto, iluminado, considerado um dos melhores gestores e governantes da História”, se referindo a Dom Pedro II, imperador deposto pelos militares na queda do Império.

“Não estou defendendo que voltemos à Monarquia mas…O que diabos estamos comemorando hoje? Há 130 anos foi cometida uma infâmia contra um patriota, honesto, iluminado, considerado um dos melhores gestores e governantes da História (Não estou restringindo a afirmação ao Brasil)”, escreveu Weintraub, que ainda aproveitou para criticar a ex-presidente e pedir para as feministas “refletirem”.

“Para as feministas refletirem: o Império teve seus dois principais atos assinados por mulheres educadas, inteligentes e HONESTAS! Elas nos governaram bem antes de Dilma. A Lei Áurea e Nossa Independência foram assinadas respectivamente pela Princesa Isabel e por Dona Leopoldina”, disse o ministro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Ou governo, ou senado’: Pollon promete acirrar disputa no PL e não descarta mudança de partido

Corinthians vence o Palmeiras por 1 a 0 e larga na frente nas oitavas da Copa do Brasil

Confira quais são os 694 produtos brasileiros que ficaram ‘livres’ do tarifaço de Trump

‘Inaceitável’: Lula critica tarifas de Trump e afirma que medida é afronta à soberania nacional

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

O raro Rolex “Barbie” de Lionel Messi

Últimas Notícias

Esportes

Fluminense surpreende o Inter na Copa do Brasil e vence pela 1ª vez após Mundial de Clubes

Em um primeiro tempo movimentado, Everaldo aproveitou a falha de Vitão e abriu o placar para o Fluminense

Cotidiano

Após incêndio no Noroeste, conselho de segurança marca reunião com Defesa Civil e moradores

O encontro vai abordar o caso registrado nesta quarta-feira e deliberar acordos juntos à comunidade para prevenir novas ocorrências

Brasil

Após sanções dos EUA, Moraes vai a jogo do Corinthians e faz gesto obsceno

Corintiano declarado, o magistrado acompanhou a partida das tribunas

Cotidiano

Bebê de 1 ano é mordida por morcego após incêndio em terreno baldio no Tiradentes

Moradores afirmam que já fizeram diversas denúncias sobre o abandono do terreno, mas nenhuma providência foi tomada