Pular para o conteúdo
Brasil

Jornal americano vê reputação ambiental do Brasil ‘desmoronando’ na era Bolsonaro

Em reportagem publicada neste sábado, o jornal The New York Times destacou que as queimadas que ocorrem este ano na Amazônia atingem uma escala não vista em quase uma década em igual intervalo. Citando especialistas e agências de dados por satélite, a publicação afirma que o número de incêndios no trecho brasileiro da floresta tropical […]
Arquivo -
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Em reportagem publicada neste sábado, o jornal The New York Times destacou que as queimadas que ocorrem este ano na atingem uma escala não vista em quase uma década em igual intervalo. Citando especialistas e agências de dados por satélite, a publicação afirma que o número de incêndios no trecho brasileiro da floresta tropical é o maior desde 2010. “O número de incêndios na Amazônia até o momento neste ano, 40.341, é o maior desde 2010 e cerca de 35% maior que a média dos oito primeiros meses do ano”, informa o jornal.

O NYT pondera que no início dos anos 2000 o número de incêndios era superior ao registrado nos primeiros sete meses deste ano, mas que a taxa de desmatamento levou o Brasil a adotar um “conjunto ambicioso de políticas para preservar a Amazônia e outras áreas ambientalmente sensíveis”. “Muitas dessas medidas foram corroídas no relógio de Bolsonaro”, ressalta o artigo.

A reportagem aponta ainda que o “desastre ecológico da Amazônia” se transformou em uma crise política global. O NYT relata que a atenção internacional está voltada ao Brasil, também pelo fato do País ser líder em aliar proteção ambiental às florestas tropicais e desenvolvimento econômico. “Essa reputação suada vem desmoronando na era de Bolsonaro”, pontua a reportagem.

O jornal classificou o pronunciamento feito ontem à noite em rede nacional de televisão pelo presidente Jair Bolsonaro como um “acerto de contas” com a população, em meio a possíveis retaliações comerciais a uma economia que ainda se recupera de uma “brutal recessão”. “A súbita reversão, após dias a desconsiderar a crescente preocupação com centenas de incêndios em toda a Amazônia, ocorreu quando a indignação internacional cresceu sobre o crescente desmatamento na maior floresta tropical do mundo. Líderes europeus ameaçaram cancelar um grande acordo comercial, manifestantes realizaram protestos em frente a embaixadas brasileiras e apelaram por boicote a produtos brasileiros nas redes sociais”, destacam os repórteres Ernesto Londoño, Manuela Andreoni e Letícia Casado, em referência à medida do governo de enviar as Forças Armadas para a floresta amazônica.

Para o periódico norte-americano, é “improvável” que o plano do governo federal possa resolver a “crise subjacente sem uma mudança em suas políticas ambientais”. O artigo afirma que as políticas da atual gestão federal “encorajam mineradores, madeireiros e agricultores a desmatar e queimar áreas protegidas com um senso de impunidade”. O jornal lembra que o presidente Bolsonaro se comprometeu, em campanha eleitoral, a facilitar o acesso das indústrias a áreas protegidas com enorme riqueza, que estariam sob o controle de comunidades nativas. “A maioria dos incêndios são intencionalmente destinados a desbravar terras para agricultura pecuária”, diz o artigo.

A reportagem também cita as desavenças entre o presidente francês Emmanuel Mácron e o presidente brasileiro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhonete roubada em assalto com família rendida é encontrada abandonada em Ponta Porã

Vem aí! Anne Hathaway mostra caracterização para sequência de ‘O Diabo Veste Prada’

Alems lança edital para construção de novo plenário e bloco administrativo com 11 mil m²

Homem que ateou fogo em casa com a companheira e a filha dentro é preso

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

3 carros exclusivos que nem ganhando na Mega-Sena você poderia comprar

Últimas Notícias

Brasil

Moraes vê descumprimento de medidas e dá 24h para Bolsonaro se explicar sob risco de prisão

Ex-presidente concedeu entrevistas transmitidas em redes sociais nesta segunda-feira

Cotidiano

Congresso em MS debate uso da cannabis em tratamentos de doenças bucais

Evento destinado a comunidade odontológica começa nesta terça-feira, 22, com programação até sexta-feira, 25.

Trânsito

Motociclista que caiu ao passar em quebra-molas no Silvia Regina continua entubado na Santa Casa

O acidente ocorreu na madrugada do último sábado (19), por volta das 2h20 da madrugada

Brasil

‘Máxima humilhação’, diz Bolsonaro ao mostra tornozeleira após encontrar aliados

Manifestação ocorreu após reunião com deputados e senadores na Câmara dos Deputados nesta segunda-feira