O presidente da república, Jair Bolsonaro (PSL) comemorou na manhã deste domingo (13), a prisão do italiano Cesare Battisti que estava foragido da polícia desde o dia 14 de dezembro do ano passado.
Em sua conta no Twitter, o presidente deu os parabéns aos responsáveis e disse que “finalmente a justiça será feita”. Bolsonaro ainda deu uma leve provocada no governo petista, deixando em alusão que o italiano era “companheiro de ideais”.
Parabéns aos responsáveis pela captura do terrorista Cesare Battisti! Finalmente a justiça será feita ao assassino italiano e companheiro de ideais de um dos governos mais corruptos que já existiram no mundo (PT).
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 13, 2019
Prisão
De acordo com a Polícia Federal, Battisti foi detido na madrugada deste domingo em Santa Cruz de La Sierra, uma das cidades mais importantes da Bolívia e que faz fronteira com o Brasil. A PF já havia feito mais de 30 diligências para encontra-lo, mas sem sucesso.
No ano passado, o italiano teve a prisão decretada pelo ministro Luiz Fux, do STF (Superior Tribunal Federal).
Ministro da Itália
O ministro da Itália, Matteo Salvini também parabenizou os policiais que realizaram a captura de Battisti. Pela manhã, Salvini disse “agradecer o grande trabalho das agências de aplicação da lei italiana e estrangeira”.
O ministro ressaltou que “um delinquente não merece uma vida confortável na praia, mas para terminar seus dias na cadeia”. Em dezembro, Matteo Salvini pediu ajuda para o então presidente do Brasil, Jair Bolsonaro para que o italiano fosse extraditado.
?Ringrazio per il grande lavoro le Forze dell’Ordine italiane e straniere, la @poliziadistato, l’Interpol, l’AISE e tutti coloro che hanno lavorato per la cattura di #CesareBattisti, un delinquente che non merita una comoda vita in spiaggia, ma di finire i suoi giorni in galera. pic.twitter.com/0hR6IBoCAe
— Matteo Salvini (@matteosalvinimi) January 13, 2019