Pular para o conteúdo
Brasil

Encontro busca difundir obras de poetas da língua portuguesa

Com o objetivo de unir escritores e amantes da poesia em diferentes países, teve início na tarde desta quinta-feira (5), no Rio de Janeiro, o 6º Encontro de Poetas da Língua Portuguesa. Até o final do mês, o evento irá passar ainda por Guiné-Bissau e Portugal e irá lançar a antologia comemorativa A Poesia na […]
Arquivo -
Fernando Frazão/Agência Brasil
Fernando Frazão/Agência Brasil

Com o objetivo de unir escritores e amantes da poesia em diferentes países, teve início na tarde desta quinta-feira (5), no , o 6º Encontro de Poetas da Língua Portuguesa. Até o final do mês, o evento irá passar ainda por Guiné-Bissau e Portugal e irá lançar a antologia comemorativa A Poesia na Rota dos Camões. A obra reúne a participação de 142 poetas.

“Estamos fomentando a leitura, trocando conhecimento entre os países, criando novos leitores e amantes de poesia, descobrindo novos talentos e publicando”, conta Mariza Sorriso, mentora e organizadora mundial do evento e vice-presidente da Virtual dos Poetas da Língua Portuguesa. Segundo Mariza, a organização do evento já publicou os trabalhos de mais de 200 novos poetas, somadas  as seis edições do encontro.

Ela explica que o poeta renascentista português Luís de Camões é sempre um dos homenageados. Além dele, serão destacadas neste ano as obras de mais quatro autores. Uma delas é a poetisa maranhense Maria Firmina dos Reis. Autora de narrativas associadas às causas abolicionistas, ela é apontada também como primeira romancista do Brasil. Outro homenageado desta edição é o poeta guineense Cabral. Serão ainda lembrados o centenário de nascimento das poetisas portuguesas Sophia de Mello Breyner Andresen e Amália Rodrigues.

“A finalidade do encontro é esse intercâmbio para trazer ao público as obras de poetas que a gente não conhece. Vasco Cabral, por exemplo, é um precursor na Guiné-Bissau e pouca gente conhece. Eu mesmo não conhecia até pouco tempo. O próprio Camões não é lido. Nós lemos Os Lusíadas. Mas não são lidos os sonetos que ele produziu separadamente”, pondera Mariza Sorriso.

A abertura do encontro ocorreu no Real Gabinete Português, no centro do Rio de Janeiro. Na ocasião, a escritora e pesquisadora de literatura comparada, Carmem Teresa Elias, ministrou uma palestra sobre a influência de Camões. Ela avalia que ter o autor português como referência não significa que se deve perseguir o seu estilo de escrita. Em sua visão, novos autores precisam buscar novos espaços desprezando o que já se tornou lugar-comum.

“Tem gente que acha que precisa escrever como Camões. E não precisa. Camões é um representante do Renascimento. Ninguém mais quer escrever como na época do Renascimento. Temos que encontrar o caminho do hoje, do agora e do aqui. Encontrar um novo rumo que verbalize a sensibilidade do homem moderno e expresse a identidade nacional, dando voz à linguagem e a cultura popular, também. É preciso questionar o lugar do indivíduo no mundo e na sociedade e avançar em reflexões existenciais. O gigante passou a ser o mundo artificial e tecnológico. Quem é o Admastor de hoje?”, questiona ela em referência ao episódio O Gigante Adamastor, que integra a obra Os Lusíadas.

Evento itinerante

No Rio de Janeiro, o encontro prossegue nesta sexta-feira e sábado, no auditório do da República. A programação inclui palestras e apresentações poéticas e musicais. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. O encontro desta edição continua entre os dias 18 e 21 de setembro em Bissau, capital de Guiné-Bissau. Depois, Lisboa sediará as atividades de 26 a 28 de setembro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
gravidez

Ministério da Saúde autoriza R$ 98,1 mil para compra de testes de gravidez em MS

leo dias celebridade

A celebridade a qual Leo Dias se arrepende amargamente de ter dado fama

Homem morre durante cirurgia de hemorroida em hospital de Campo Grande

Com pai no Presídio Federal de Campo Grande, Oruam tem prisão preventiva decretada

Notícias mais lidas agora

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo promete agradar amantes da MPB

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

siso

Paciente aguarda vaga em hospital de Campo Grande após sofrer complicações de extração do siso

Últimas Notícias

Sem Categoria

China busca relações saudáveis com EUA e esquiva-se de comentar tema das compras de petróleo

Secretário do Tesouro americano afirmou que as negociações com o G7 sobre a Rússia não serão fáceis

Transparência

Chega ao STJ pedido para revogar tornozeleira de ex-chefe de licitações alvo de três esquemas de corrupção

Corte Superior vai avaliar se réu por fraudes em Sidrolândia poderá se livrar da tornozeleira

Cotidiano

Praça do Rádio ganhará mural colorido em comemoração ao aniversário de Campo Grande

O trabalho de pintura começou nesta terça-feira (22) e segue até a primeira quinzena de agosto

Cotidiano

Seu bairro está na lista? Confira o itinerário do ‘fumacê’ nesta terça-feira

Fumacê será aplicado das 16 às 22 horas