O presidente Jair Bolsonaro (PSL) determinou a ida dos ministros do Desenvolvimento Regional, o de Minas e Energia, o do Meio Ambiente e também do Secretário Nacional de Defesa Civil para , região metropolitana de Belo Horizonte (MG) para avaliar os estragos com o rompimento de uma barragem da Vale, durante o início da tarde desta sexta-feira (25).

Em postagem pelo twitter, Bolsonaro lamentou o ocorrido e afirmou que o governo federal está fazendo todo o possível. “Lamento o ocorrido em Brumadinho. Nossa maior preocupação neste momento é atender eventuais vítimas desta grave tragédia. Todas as providências cabíveis estão sendo tomadas”, declarou.

O rompimento da aconteceu na região do córrego do Feijão, na altura do km 50 da rodovia MG-040. A região atingida tem em torno de 1 mil moradores. Ainda não há informações sobre a dimensão do acidente, nem sobre mortos. Duas mulheres que foram feridas foram socorridas para o Hospital João XXIII, na região, e estão estáveis, de acordo com informações da Globo News.

Segundo a mineradora, a Barragem VI – córrego do Feijão foi construída em 1991 e comportava 1 milhão de metros³ de rejeitos. A Vale do Rio Doce divulgou nota sobre o ocorrido.

“As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local. A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens”, informou a empresa.