Pular para o conteúdo
Brasil

Autor da PEC sobre segunda instância na Câmara deve apresentar novo texto

Sem conseguir avançar na Comissão de Constituição, Cidadania e Justiça (CCJ) da Câmara com a proposta de emenda à Constituição (PEC) que permite a prisão após condenação em segunda instância, deputados tentaram costurar um acordo para resolver um dos principais impasses do texto, que é a possibilidade da matéria ferir cláusula pétrea da Constituição. Nova […]
Arquivo -
Alex Manente (Cidadania-SP) é autor da PEC 410/2018
Alex Manente (Cidadania-SP) é autor da PEC 410/2018

Sem conseguir avançar na Comissão de Constituição, Cidadania e Justiça (CCJ) da Câmara com a proposta de emenda à Constituição (PEC) que permite a prisão após condenação em , deputados tentaram costurar um acordo para resolver um dos principais impasses do texto, que é a possibilidade da matéria ferir cláusula pétrea da Constituição. Nova reunião do colegiado foi marcado para a manhã desta terça-feira, 12.

A questão foi levantada ainda no domingo à noite pelo presidente da Câmara, (DEM-RJ). “Por PEC, tem de ser algo que respeite o que é cláusula pétrea na Constituição. Se (a proposta) for aprovada modificando o artigo 5º, vamos manter a instabilidade política. Se queremos dar uma solução definitiva para a segunda instância, precisamos pensar em alguma mudança constitucional”, disse o parlamentar.

O texto de 2018, do deputado Alex Manente (Cidadania-SP), altera o inciso 57 do artigo 5º da Constituição. Ainda no início do dia, Manente acreditava que sua proposta pudesse avançar. “Essa semana talvez não dê tempo porque a discussão deve ser interminável e vamos só até terça-feira por causa do Brics (encontro de cúpula que será realizado em ). Votação provavelmente semana que vem”, afirmou.

No entanto, a reunião da CCJ, que começou com mais de quatro horas de atraso, foi tomada pela obstrução da oposição. Enquanto isso, nos bastidores, Maia tentava costurar um acordo com os partidos para um novo texto que não ferisse a cláusula pétrea da Constituição, e que pudesse avançar com mais aceitação.

Já no início da noite, o deputado Alex Manente passou a recolher assinaturas para apresentação de uma nova PEC, ainda de sua autoria, mas que propõe mudanças nos artigos 102 e 105 da Constituição, para limitar o número de recursos judiciais e definir na Constituição Federal o que é trânsito em julgado, esclarecendo que o fim dos recursos se daria após a decisão de segunda instância. A intenção é que essa segunda PEC seja relatada pela mesma relatora da anterior, Caroline de Toni (PSL-SC).

A intenção é que Manente junto o novo texto à PEC anterior e a relatora elimine a mudança do artigo 5º do seu relatório.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ex-prefeito do PSDB é condenado a pagar R$ 7,3 milhões por contratar coleta de lixo sem licitação

Motorista perde controle, bate em carro estacionado e tomba em avenida no Rita Vieira

Pesquisadores identificam comportamento inédito em tatu-canastra no Pantanal

Bolsonaro tem ‘melhora parcial’, e continuidade da internação será reavaliada ao longo do dia

Notícias mais lidas agora

João Resende, do Consórcio Guaicurus, foi indiciado por repasse de R$ 32 milhões a ‘empresa-irmã’

Tragédia: quem era o médico e pecuarista que morreu na queda de avião em Mato Grosso do Sul? 

Híbrido e diferentão: a história por trás do veículo exótico que está roubando a cena em MS

Trevo Imbirussu ganhará nova base da GCM e será revitalizado pela Prefeitura da Capital

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Tinha convênio? Peixe que fez tomografia não ‘furou fila’ do SUS em MS

Peixe do Bioparque Pantanal foi levado a hospital veterinário para bateria de exames após apresentar alteração em seu comportamento

Política

Adriane Lopes participa da semana da árvore e firma parcerias com empresários

Durante toda semana a prefeitura realiza várias atividades de plantio, educação ambiental e mobilização social

Música

Ana Castela é indicada ao Grammy Latino 2025; veja lista de brasileiros na premiação

Ana Castela conseguiu sua segunda indicação ao Grammy Latino, a premiação de música mais importante da América Latina

Polícia

Açougueiro da fronteira com MS recebe a ameaça de morte por vender carne mais barata

Caso divide opiniões e é investigado pela polícia de Pedro Juan Caballero