Brasil

Após críticas de Bolsonaro, cientista divulgam carta aberta em defesa do Inpe na SBPC

As críticas de membros do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) ao ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) resultou em carta aberta assinada por sete entidades em defesa do instituto – inclusive a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), que realiza sua 71ª reunião anual em Campo Grande nesta semana. A carta […]

Guilherme Cavalcante Publicado em 26/07/2019, às 10h11 - Atualizado às 10h14

Foto: Divulgação | Inpe
Foto: Divulgação | Inpe - Foto: Divulgação | Inpe

As críticas de membros do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) ao ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) resultou em carta aberta assinada por sete entidades em defesa do instituto – inclusive a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), que realiza sua 71ª reunião anual em Campo Grande nesta semana.

Após críticas de Bolsonaro, cientista divulgam carta aberta em defesa do Inpe na SBPC
Foto: Reprodução

A carta foi motivada após declarações do presidente contra o Inpe há uma semana, após o Inpe divulgar estimativas do desmatamento na Amazônia neste ano, que teria sofrido aumento de 68% comparado ao mesmo período de 2018.

“Não acredito que os dados que saíram no Inpe sejam verdadeiros. Eu tenho a convicção que os dados são mentirosos, e nós vamos chamar aqui o presidente do Inpe para conversar sobre isso, e ponto final nessa questão. (…) Mandei ver quem está à frente do Inpe. Até parece que está a serviço de alguma ONG”, declarou o presidente à imprensa.

A carta aberta circulou fortemente durante o evento da SBPC. O documento defende a capacidade técnica do Inpe. “A qualidade de seus dados é constantemente monitorada, resultando em um índice superior a 95% de precisão, e a política de transparência adotada pelo Inpe permite acesso irrestrito a todas as informações geradas pelos sistemas de monitoramento, possibilitando avaliações independentes pela comunidade usuária e acadêmica”.

A carta aberta é direcionada ao presidente Bolsonaro e aos ministros Tereza Cristina (Agricultura), Ricardo Salles (Meio Ambiente) e Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia), que está em Campo Grande para ministrar palestra no evento nesta sexta-feira (26).

Jornal Midiamax