Caso é considerado raro, segundo veterinários
Uma vaca da raça nelore deu à luz três bezerros em uma fazenda na zona rural de Guareí (SP) e deixou os criadores surpresos, já que especialistas afirmam que é uma situação rara e que ocorre a cada 100 mil gestações de bovinos.
De acordo com a veterinária Marina Vieira Costa, que é neta do dono da fazenda e responsável por ajudar a cuidar dos animais, todos ficaram assustados quando viram que nasceram três bezerros e idênticos. Segundo ela, esta foi a terceira gestação da Fortaleza, como a vaca é batizada.
“Ela estava em uma área separada e o trabalho de parto começou por volta das 14h de quinta-feira (4). Nasceu o primeiro e logo em seguida veio o segundo. E isso já foi uma surpresa para todos. Depois, voltamos todos para a casa. Por volta das 16h um funcionário da fazenda voltou ao local para ver os animais e notou que a vaca estava dando cria a um terceiro bezerro. Foi um susto”, contou ao G1.
Ainda segundo Marina, o que chama mais atenção nos bezerros é que eles são muito parecidos.
“Meu avô cria gados para corte há 50 anos e essa foi a primeira vez que nascem bezerros trigêmeos na fazenda. E o engraçado é que eles são idênticos. Os três são machos e têm uma pinta branca na cabeça. Até o peso dos três é parecido, pois eles pesam 30 quilos”, conta.
“Eles ainda não têm nomes, mas vão ficar na fazenda como animais de estimação. Eles nasceram saudáveis, mas como a Fortaleza nasceu com apenas três tetas, precisamos ajudar a alimentá-los com mamadeira”, explica.
Segundo o veterinário Médico veterinário Reynaldo Dias Landgraf Junior, a situação é ainda mais rara se tratando de uma vaca da raça nelore, já que é usada para corte. Além disso, o nascimento de três bezerros ocorre a cada 100 mil gestações de bovinos.
“Na raça nelore a gestação de três bezerros é muito rara porque a raça é usada para corte. Até com inseminação artificial é muito difícil uma vaca nelore dar cria a três bezerros”, explica.