O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, assinou na manhã desta terça-feira (6) um Termo de Cooperação Técnica com representantes da Associação dos Deficientes Visuais de Mato Grosso do Sul (ADVIMS), Instituto Sul-mato-grossense para Cegos Florivaldo Vargas (ISMAC) e Federação dos Deficientes Físicos de Mato Grosso do Sul (FDFMS). O termo busca a conjugação de esforços das instituições a fim de promover ferramentas de acessibilidade ao transporte coletivo, por meio do aplicativo “Todos no Ônibus”.

Para o prefeito Marquinho Trad, essa cooperação só vem beneficiar os usuários. “Essa ferramenta é um instrumento tecnológico que oferece serviço para pessoas que utilizam dos serviços do transporte coletivo, beneficiando principalmente pessoas com alguma limitação”, avaliou.

O diretor-presidente da Agência Municipal de Tecnologia, Paulo Fernando Cardoso, ressaltou o trabalho que será desenvolvido nas próximas etapas. “Esse grupo vai se reunir e será criado um plano de trabalho, um regimento interno e eles vão deliberar sobre a ferramenta. Nesse primeiro momento, o termo terá a duração de 48 meses, garantindo a funcionalidade do aplicativo”, disse.

Para Jeferson Costa, cadeirante e usuário do transporte coletivo, o aplicativo se tornou um facilitador no seu dia a dia. “O aplicativo facilita na relação com o motorista e o usuário. É um meio que faz com que a gente se comunique com mais facilidade, porque a gente precisa deles para usar o transporte coletivo, então isso só traz benefícios. E com a criação desse comitê, a fiscalização tem um papel muito importante, pois nos ajudará a manter de forma efetiva a ferramenta funcionando, além de melhorar o serviço. É o ponto forte desse termo”, analisou.

Estiveram presentes no evento representantes das secretarias municipais, do Ministério Público Estadual e o presidente do Consórcio Guaicurus, João Rezende.

Todos no Ônibus

A ferramenta está em consonância com a Lei 13.146, de 6 de julho de 2015, também chamada Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência ou Estatuto da Pessoa com Deficiência, que traz uma série de benefícios para quem tem limitações, sejam físicas, mentais ou sensoriais.