Pular para o conteúdo
Brasil

Temer e Benítez discutem construção de pontes entre Brasil e Paraguai

Brasil é o primeiro destino do presidente eleito do Paraguai
Arquivo -

A construção de pontes entre o Paraguai e o Brasil e a cooperação para o combate ao crime organizado, narcotráfico e lavagem de dinheiro foram temas tratados nesta segunda-feira (11) em reunião entre o presidente e o presidente eleito do Paraguai, Mario Abdo Benítez.

O Brasil foi o destino da primeira viagem de Abdo ao exterior após a eleição. Ele toma posse no dia 15 de agosto, em Assunção, para um mandato de cinco anos.

O presidente eleito do Paraguai disse ter feito a Temer a proposta de “aprofundar o processo” para a construção de quatro pontes de ligação entre os países. A construção das pontes é uma demanda antiga do país vizinho.

“Falamos sobre a importância de melhorar nossa ligação. Temos projetos de construção de quatro pontes que vão ser fundamentais para aumentar nossa competitividade e conectividade. A última ponte construída entre Paraguai e Brasil foi há 53 anos, que foi a Ponte da Amizade. É inaceitável que com todo o comércio e oportunidades que temos juntos tenhamos apenas uma ponte”, disse Abdo. O paraguaio disse ter visto vontade política do governo brasileiro para ampliar a ligação entre os dois países vizinhos.

Benítez relatou que também conversou com Temer sobre a necessidade de fortalecer a ação coordenada em parceria com o governo brasileiro para combater o crime organizado,o  narcotráfico e lavagem de dinheiro.“O crime organizado é o que melhor se globalizou no mundo de forma eficiente. Tem que haver esforço compartilhado entre todas as nações para enfrentar com eficiência e eficácia esse flagelo”, disse. O presidente eleito também falou em fortalecer os laços comerciais entre os países e o turismo de compras.

 

Eleição

Segundo Abdo, o presidente Temer disse que irá ao Paraguai em 15 de agosto participar de sua cerimônia de posse. As eleições no Paraguai ocorreram em 22 de abril, quando Mario Abdo obteve 46,49% dos votos, e o segundo colocado, Efraín Alegre, conquistou 42,73%. A diferença foi de pouco mais de 95 mil votos.

Empresário do ramo de marketing, Abdo foi alvo de críticas durante a campanha eleitoral por causa da relação do pai dele com a ditadura militar de Alfredo Stroessner. Mario Abdo, o pai do presidente eleito, foi secretário particular de Stroessner. O presidente eleito chegou a afirmar que Stroessner fez muito pelo país, acrescentando que discorda das acusações de violação dos direitos humanos, tortura e perseguição cometidos durante o regime militar.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
vereadora

MPMS arquiva denúncia contra fiscalização de vereadora em UPAs de Dourados

Dengue: 50 mil crianças e adolescentes não tomaram as duas doses da vacina na Capital

Renato Câmara é reconduzido à presidência do MDB de Dourados para mais um mandato

Agesul lança licitação de R$ 11,4 milhões para pavimentar ruas em distrito de Rio Brilhante

Notícias mais lidas agora

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

lixo

Praça vira ponto de descarte de entulho no Jardim Panamá

Últimas Notícias

Política

‘Trad é família e não seita’, defende Fábio ao anunciar apoio a Lula em 2026

Ex-deputado explicou em um vídeo postado nas redes sociais que cultivar diferenças mantendo respeito faz parte da criação dada a eles pelos pais

Sem Categoria

Após pressão de CPI, Consórcio Guaicurus deve contratar seguro de veículos

Ex-funcionário revelou que motoristas são cobrados por acidentes que envolvem os ônibus

Polícia

Motor de geladeira pega fogo e casa fica parcialmente destruída após incêndio em Corumbá

Morador sentiu cheiro de fumaça vindo da cozinha

Polícia

Ação social visa oferecer vagas de emprego para egressos e familiares em Campo Grande

O evento será realizado nesta quinta-feira (31), das 08h às 16h, no Escritório Social de Campo Grande