Pular para o conteúdo
Brasil

SUS incorpora 10 novas práticas integrativas e complementares

O encontro é promovido pelo Ministério da Saúde
Arquivo -

O encontro é promovido pelo Ministério da Saúde

O Sistema Único de Saúde (SUS) incorporou hoje (12) 10 novas práticas de medicina integrativa e complementar. Agora, são 29 os procedimentos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais oferecidos pelo sistema público de saúde.

O ato de incorporação foi assinado pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, na abertura do Primeiro Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Complementares e Saúde Pública. O encontro é promovido pelo Ministério da Saúde, em conjunto com o terceiro Congresso Internacional de Ayurveda, e vai até quinta-feira (15) no RioCentro, na Barra da Tijuca, na zona oeste do .

Segundo o ministro, agora o lidera a oferta de modalidades integrativas na saúde pública, com 5 milhões de usuários em 9.350 estabelecimentos de 3.173 municípios. De acordo com Barros, tais práticas são investimentos em prevenção de saúde, para que as pessoas não fiquem doentes, e evitar que os problemas delas se agravem, que sejam internadas e que se operem, o que gera custos para o sistema e tira qualidade de vida do cidadão.

“Somos, agora, o país que oferece o maior número de práticas integrativas disponíveis na atenção básica. O SUS financia esse trabalho com a transferência para os municípios, e nós passamos então a caminhar um pouco na direção do fazer e não cuidar da doença”, disse o ministro.

Ridardo Barros explicou que a incorporação das terapias chamadas de alternativas ao SUS baseou-se em evidências científicas e na tradição. “Estamos falando de medicina tradicional: ao longo de milênios, essas coisas deram certo. A maioria dos medicamentos é baseada no princípio ativo dessas plantas. Antes, tomava-se um chá de determinada planta e hoje toma-se um comprimindo de uma substância extraída daquela planta, o que faz exatamente o mesmo efeito.”

Desde 2006, já eram oferecidos pelo SUS os tratamentos de acupuntura, homeopatia, fitoterapia, antroposofia e termalismo. No ano passado, foram incluídas 14 práticas: arteterapia, ayurveda, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturoterapia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa e ioga. Agora, somam-se à lista a apiterapia, aromaterapia, bioenergética, constelação familiar, cromoterapia, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, ozonioterapia e terapia de florais.

O ministro destaca que, no ano passado, foram 1,4 milhão de atendimentos individuais. A maioria foi de acupuntura, com 707 mil atendimentos. Depois, vieram medicina tradicional chinesa, com 151 mil sessões de tai chi chan e liangong, auriculoteriapia, com 142 mil procedimentos, e ioga, com 35 mil sessões.

Segundo Ricardo Barros, o Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Complementares e Saúde Pública vai debater formas de ampliar as práticas de medicina integrais e complementares no SUS e levar as terapias aos municípios.

“Este é o desafio. Primeiro, estamos consolidando a oferta do serviço, permitindo que as estruturas de atenção básica implantem esses serviços e coloquem à disposição das pessoas. Agora é fazer a divulgação e o engajamento dos cidadãos na prevenção, que não é a nossa cultura. Se você vai à China, a cada 50 metros, tem uma casa de massagem. Aqui, a cada 50 metros, tem uma farmácia. Essa é a mudança que precisa ser alcançada”, afirmou.

Na oportunidade, Barros assinou também a incorporação no organograma do Ministério da Saúde da Coordenação de Práticas Integrativas e Complementares, cujo titular será Daniel Amado. O ministro lançou ainda o glossário temático e o manual de boas práticas para as terapias integrativas no SUS.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Policiais e guardas passam por capacitação para atendimento a mulheres vítimas de violência

INSS vai ressarcir aposentados e pensionistas com valores corrigidos pela inflação

Carreta carregada de soja tomba e carga fica espalhada na divisa entre MS e SP

‘Grande amigo do Brasil’: governo Lula lamenta a morte de Pepe Mujica

Notícias mais lidas agora

Barroso dá ‘puxão de orelha’ e mantém ação de R$ 500 milhões contra o Consórcio Guaicurus

Namorado é preso suspeito de feminicídio após mulher desaparecer em rio de MS

VÍDEO: PMMS investiga militar que participou de ‘meme’ em página famosa usando farda

Israel diz ter atingido o líder do Hamas em um ataque aéreo em Gaza

Últimas Notícias

Política

Ex-diretores da Agereg e Agetran confirmam presença na CPI do Consórcio Guaicurus

Antigos gestores irão responder as perguntas da CPI, que investiga possíveis irregularidades no contrato bilionário de concessão

Cotidiano

Praça Ary Coelho recebe evento para homenagear Dia das Mães e o Povo Paraguaio

Local terá feira criativa e apresentações culturais nesta quarta-feira (14), a partir das 17h

Política

Hackers invadem site da prefeitura de Japorã e publicam fake news sobre morte de Lula 

Prefeitura Municipal informou que acionou a polícia para que caso seja investigado

Brasil

PGR pede condenação de acusados pelo assassinato de Marielle Franco

Ministro Alexandre de Moraes é relator do caso e pode marcar data de julgamento para este ano