O SBT (Sistema Brasileiro de televisão) começou exibir nesta terça-feira (06) uma série de vinhetas que chamaram a tenção dos telespectadores. Uma dessas vinhetas resgatou um slogan “Brasil, ame-o ou deixe-o”, usado pelo governo durante a ditadura militar (1964-1985).
Além dessa frase outras também foram usadas, destacando o tom nacionalista das vinhetas “Brasil de encantos mil”, “Pra frente Brasil”, “Eu te amo, meu Brasil”. A frase, altamente difundida durante a ditadura, usada pela vinheta revoltou os internautas.
O jornalista William De Lucca explicou em sua rede social que a frase era utilizada para justificar a repressão durante a ditadura. “Pra molecada que não sabe, o slogan “Brasil, ame-o ou deixe-o” era usado pelos militares para justificar a repressão aos movimentos sociais contrários a ditadura. Parece que 1964 é logo ali.”
Pra molecada que não sabe, o slogan “Brasil, ame-o ou deixe-o” era usado pelos militares para justificar a repressão aos movimentos sociais contrários a ditadura. Parece que 1964 é logo ali. https://t.co/fBKrDCKfdW
— William De Lucca (@delucca) November 6, 2018
Segundo o jornal Noticias da TV, a Comunicação do SBT informou que não comentará o assunto. “A assessoria não irá se pronunciar por questões estratégicas”.
Confira outros comentários de internautas sobre o assunto:
E aí está o comercial SBTista com o “Brasil: ame-o ou deixe-o”, slogan da ditadura militar pic.twitter.com/mZn1f8fjnR
— Carlos Fonseca ⭐? (@eucarlosfonseca) November 6, 2018
mano
MANO
M A N O
APARECEU DO ND NA TV DO SBT
“BRASIL: AME-O OU DEIXE-O”
JURO POR DEUS
TAMO FUDIDO MEU PARCEIRO pic.twitter.com/zj3ewjfmhZ— V.E. (@mann_o_war) November 6, 2018
acabou de passar no sbt um comercial com imagens do brasil, o hino nacional tocando e no fim dizendo “brasil, ame-o ou deixe-o”. eu não tô crendo muito
— juarez do merchan (@suamaeehhomem) November 6, 2018
Alô Sílvio Santos! Alô Bolsonaro! Alô extrema-direita brasileira! Não adianta ameaçar. Daqui não sairemos, daqui ninguém nos tira. O Brasil é nossa casa. E lutaremos para que ele seja a casa de todos os brasileiros e brasileiras. https://t.co/osrx1hc2vN
— Juliano Medeiros (@julianopsol50) November 6, 2018
As novas vinhetas expressam apoio da emissora ao novo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) que usa do apelo nacionalista em seus discursos.