Pular para o conteúdo
Brasil

Procurador da Lava Jato deve evitar post político nas redes, diz CNMP

Decidiu arquivar a reclamação de Lula 
Arquivo -

Decidiu arquivar a reclamação de Lula 

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) recomendou ao procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima, integrante da força-tarefa da Lava Jato, que não use as redes sociais para expressar opiniões e posicionamentos políticos. O pronunciamento ocorreu em reclamação disciplinar ajuizada pelo ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva Lula contra o membro do Ministério Público Federal (MPF).Procurador da Lava Jato deve evitar post político nas redes, diz CNMP

“Especialmente considerando sua condição e visibilidade como integrante da força-tarefa da , [recomendo] que se abstenha de emitir juízos de valor, por meio de redes sociais e na esfera privada, em relação a políticos, partidos políticos e pessoas investigadas e/ou acusadas pela referida força-tarefa”, registrou, em manifestação, Lucas Danilo Vaz Costa Júnior, promotor de Justiça do Ministério Público de Goiás e membro auxiliar da Corregedoria Nacional.

Apesar de emitir a recomendação, o Conselho decidiu arquivar a reclamação de Lula contra textos publicados pelo procurador no Facebook. Segundo o CNMP, os posts não apresentam conteúdo ofensivo. “Trata-se de exercício legítimo e constitucional da manifestação do pensamento, sem o condão de atacar, de forma dirigida e pessoal, o reclamante [Lula]”, ponderou.

Lula ajuizou a reclamação alegando que o procurador teria descumprido deveres funcionais, culminando, consequentemente, com a quebra de decoro e violação à honra e imagem do ex-presidente. As alegações são fruto de duas publicações feitas na página pessoal de Carlos Fernando, na rede social Facebook.
Em um dos posts, datado de 30 de junho, o procurador afirma que a “organização criminosa dentro do Partido Progressista era subordinada à outra maior, dentro do governo do PT, cujo ápice estava o ex-presidente Lula”. Em outra, de 28 de junho, diz que “Temer foi leviano, inconsequente e calunioso ao insinuar recebimento de valores por parte do PGR”. “Já vi muitas vezes a tática de ‘acusar o acusador’. Lula faz isso direto conosco”, registrou.

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dólar recua por exterior e no aguardo de Caged e conversa de Lula com Trump

bracell ásia

Riedel se reunirá com a Bracell em Singapura para discutir 7ª fábrica de celulose em MS

Casarão histórico de Corumbá pega fogo e cachorro é resgatado por bombeiros

freepik

Presente útil: 5 ferramentas que devem reinar entre os presentes para os pais em 2025

Notícias mais lidas agora

Antes de matar Salvadora na frente dos filhos, marido acumulava 13 passagens pela polícia

edio bloqueio sed

Na ‘geladeira’, ex-adjunto de Reinaldo recebe salário mesmo após corrupção na SED-MS

Incorpore One lança TAJ Condomínio Resort com maior evento gastronômico musical do Brasil

Amazon investiu mais de R$ 2,85 milhões em MS na última década

Últimas Notícias

Famosos

Daniela Lima: quem é a jornalista demitida da GloboNews minutos antes de entrar no ar

Comandante do Conexão GloboNews, Daniela Lima foi desligada na manhã desta segunda-feira (04); conheça quem é a jornalista

Trânsito

Amigo de assessor morto após ser atropelado na Ernesto Geisel recebe alta da Santa Casa

Imagens mostram momento em que assessor e amigo atravessam avenida correndo

Política

Na contra-mão de correligionários, Geraldo não deve seguir ‘cabeças’ no fim do PSDB em MS

Deputado busca partido de Centro e descarta qualquer filiação com extremismos

Cotidiano

UFN3 deve ter lançamento de licitação ainda neste ano, diz Eduardo Rocha

Assim, o atual período de licitação, que já decorre há uns meses, pode continuar até o primeiro trimestre de 2026