O PDT declarou nesta quarta-feira (10) que dará “apoio crítico” a Fernando (PT) no da eleição à presidência em que Jair Bolsonaro (PSL) também disputa.

O anúncio foi feio por meio de nota emitida pelo PDT após a reunião da Executiva Nacional

“A Executiva Nacional do PDT, reunida nesta quarta-feira na sede nacional do partido, em Brasília, declara seu apoio crítico à candidatura de Fernando Haddad para evitar a vitória das forças mais reacionárias e atrasadas do Brasil e a derrocada da democracia”, declarou o partido.

O presidente do PDT, Carlos Lupi já havia declarado na segunda-feira (8) que não apoiaria Bolsonaro e considerava dar “apoio crítico” a Haddad.

Lupi afirmou que Ciro Gomes não subirá em palanque com Haddad. “Não faremos nenhuma reivindicação. Por isso que a gente fala que é o voto crítico. É voto sem participação em campanha. Não queremos, já está clara a nossa posição, a participação em nenhum governo se Fernando Haddad ganhar a eleição”

Ciro Gomes

Ciro também já havia se posicionado sobre o apoio a Haddad no domingo (7), após o resultado das eleições. “Ele não”, disse o candidato ao se opor à Bolsonaro. Nesta quarta-feira Ciro continuou, “Abaixo o fascismo! Pela democracia! Abaixo a ditadura! Ditadura nunca mais! ”.

Haddad

Fernando Haddad declarou em entrevista coletiva nesta terça-feira (9) que incluirá propostas de Ciro Gomes no programa de governo. “Ciro é um democrata e lutará contra o fascismo”, afirmou o candidato.