Mais da metade da população brasileira é preta ou parda, precisamente 54,9% segundo dados de 2016 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Apesar dessa realidade a campanha de dia dos pais do Boticário causou indignação no YouTube, um vídeo de 30 segundos já acumula 17 mil ‘não gostei’ em cinco dias.

O comercial da marca coloca uma família negra em foco, é narrado por um pai que fala do seu relacionamento com os filhos. O vídeo é bem-humorado, o pai se orgulha de sua família e pensa que é muito engraçado, mas na verdade ele não é. Ele dança mal, usa gírias fora de contexto e diz que ‘nasceu para ser pai’.

A campanha é emocionante e o fato da família ser negra nem é foco dela, mas se tornou o principal assunto nos comentários do YouTube nos primeiros dias.

“Isso, façam comercial pra camada da população que não tem dinheiro pra comprar”, diz um dos comentários, outro afirma “Tem q ter branco tbm não só criolo”.

“Ora, produto voltado a negros, nada mais” escreveu um usuário. “O Boticário só fabrica perfume para afros? Acho que estou usando a marca errada”, dizia outro.

A marca usou a própria publicação do vídeo para se posicionar sobre o assunto e fixou um comentário dizendo que se compromete com a representatividade em suas campanhas.

“Já faz bastante tempo que trazemos representatividade e diversidade para as nossas campanhas. E temos muito orgulho disso ❤. Mas as reações que o nosso filme gerou só mostram pra nós que temos muito trabalho a fazer. A gente acredita no respeito a todas as pessoas e deseja que, em breve, isso não seja mais motivo de desconforto pra ninguém”, afirmou o Boticário nesta segunda-feira (30).