Brasil

Novo vírus do Facebook promete vídeo com a prisão de Lula e rouba dados bancários

Arquivo executável instala programa malicioso

Daiane Libero Publicado em 28/01/2018, às 02h01

None

Arquivo executável instala programa malicioso

Um vídeo no Facebook que promete imagens da prisão do ex-presidente Lula está sendo usado para instalar vírus no computador. A mensagem maliciosa foi descoberta sexta-feira (26) pela empresa de antivírus Karspersky Lab e se aproveita da polêmica envolvendo a condenação de Luís Inácio Lula da Silva, que aconteceu nesta semana. O conteúdo é disseminado em forma de post patrocinado na rede social e usa o nome do portal de notícias “IG” para enganar usuários.

Quem clica na publicação para assistir ao suposto vídeo é levado para uma página de download do arquivo “acompanhe.exe”. Trata-se de um trojan bancário, software malicioso capaz de roubar dados.

Novo vírus do Facebook promete vídeo com a prisão de Lula e rouba dados bancários

“Os criminosos criam as páginas e anexam arquivos maliciosos nela, geralmente em formato .ZIP, disseminando links que apontam para este arquivo hospedado no Facebook. Para o criminoso é vantajoso, pois se trata de uma hospedagem gratuita. Além disso, essas campanhas maliciosas enganam muitas pessoas já que o link recebido realmente aponta para o site da rede social”, explica Fabio Assolini, analista de segurança da empresa.

Ainda segundo a empresa, o falso vídeo já foi retirado do ar. O conteúdo estava hospedado em um site governamental, da prefeitura de uma cidade do Rio Grande do Sul.

Jornal Midiamax