Pular para o conteúdo
Brasil

Ministro Barroso será relator de registro de candidatura de Lula no TSE

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso, que também integra o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), será o relator do processo de registro de candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na corte eleitoral. Barroso foi sorteado para relatar o processo na noite desta quarta-feira (15), horas depois que o PT pediu […]
Arquivo -

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso, que também integra o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), será o relator do processo de registro de candidatura do ex-presidente Luiz Inácio da Silva na corte eleitoral.

Barroso foi sorteado para relatar o processo na noite desta quarta-feira (15), horas depois que o PT pediu ao TSE o registro da candidatura do ex-presidente, que está preso em Curitiba.

Caberá a Barroso levar o caso ao plenário do tribunal –pelo calendário estabelecido, até o dia 17 de setembro, prazo final para que os partidos substituam seus candidatos a tempo de os novos nomes entrarem na urna.

O ministro é tido como “linha-dura” e é próximo da nova presidente do TSE, a ministra Rosa Weber, que assumiu o cargo na terça-feira (14). No Supremo, em abril, Barroso foi um dos que votaram por negar habeas corpus a Lula.

Ele também é um entusiasta da Lei da Ficha Limpa, que entrou em vigor em 2010 e que, potencialmente, impede Lula de concorrer porque ele foi condenado em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro na Operação Lava Jato.

“Eu acho que a lei [Ficha Limpa] é boa, acho que a lei é importante e acho que a lei é sóbria. Acho que é uma lei que atende a algumas demandas importantes da sociedade brasileira por valores como decência política e moralidade administrativa”, declarou no passado.

O registro de candidatura de Lula pode ser impugnado (contestado) pelo Ministério Público Eleitoral ou por adversários (candidatos, partidos ou coligações) num prazo de até cinco dias contados a partir da publicação, pelo TSE, de um edital com os nomes dos postulantes.

Os adversários de Lula foram rápidos. Minutos após a comitiva petista deixar o TSE, o ativista Kim Kataguiri, do MBL, e o ator Alexandre Frota (PSL), contestaram a candidatura sob o argumento de que Lula é ficha-suja.

As ações de impugnação, segundo o TSE, foram distribuídas para o ministro Admar Gonzaga relatar, pois ele já havia relatado pedidos semelhantes sobre Lula (que foram negados porque o ex-presidente ainda não tinha pedido seu registro de candidatura).

Por ora, as ações de impugnação correm paralelamente ao processo de registro de candidatura (sob a relatoria de Barroso). A corte deverá analisar se todos os processos serão juntados.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado com 30 tiros no Paraguai estava foragido do Brasil

Polícia encontra fragmentos de ossos no endereço do ex-namorado da estudante desaparecida em SP

Receita Federal apreende 30 toneladas de ‘muamba’ avaliada em R$ 5 milhões na BR-262

Dólar avança com temor de ofensiva de Trump após ação de STF contra Bolsonaro

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

bolsonaro

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

INSS: mais de meio milhão aderiram ao plano de ressarcimento do Governo Federal

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: Idosa foi atropelada ao tentar atravessar a avenida Duque de Caxias

Devido à gravidade dos ferimentos, a idosa estava inconsciente e apresentava sangramento pela boca

Polícia

Nove toneladas de maconha que saíram do MS são apreendidas no Paraná

O caminhão foi carregado de droga em Ponta Porã e tinha como destino a cidade de Chapecó, em Santa Catarina

Política

‘Minha total solidariedade’: Tereza Cristina lamenta medidas cautelares a Bolsonaro

Além de usar tornozeleira eletrônica, o ex-presidente ficará sem acesso às redes sociais, conforme determinação do STF

Trânsito

Idosa é socorrida em estado gravíssimo após ser atropelada na avenida Duque de Caxias

O acidente ocorreu no final da tarde desta sexta-feira